7 FILMES PARA MERGULHAR NA CULTURA ESPANHOLA

28.11.2018 em Cultura.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Nessa matéria decidimos relembrar as cidades apaixonantes do Sul da Espanha, para onde viajamos em março de 2019. O país é um grande caldeirão de culturas e encontra em suas tradições uma maneira simples e autêntica de viver. A Espanha tem muita história para contar!

Aqui, compartilhamos 7 dicas de filmes que retratam a alma do país e seu passado, dirigidos e interpretados por grandes representantes do cinema espanhol.

Flamenco (1995) e Flamenco, flamenco (2010)

O cineasta Carlos Saura é responsável por esses dois documentários dedicados ao estilo de música e dança mais popular da Espanha. Em Flamenco, filme de 1995, entendemos a riqueza de influências por trás desse ritmo, que envolve cantos gregorianos, lamentos judaicos, melodias iranianas e romanas, entre outros. Depois de quinze anos, o diretor volta a olhar para o tema em Flamenco, flamenco, filme de 2010, documentando as mudanças ocorridas nesse período. A vivacidade dos passos, do canto e da melodia envolvente torna o flamenco uma joia da Andaluzia.

Assista ao primeiro documentário no Youtube, clicando aqui. E ao trailer do segundo documentário aqui.

Carmen (1983)

Também dirigido por Saura, o drama Carmen, de 1983, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1984. A história tem como pano de fundo a Espanha dos anos 80 e trata de um grupo de dançarinos flamencos que prepara uma versão da ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet. É regida pela emoção ao mostrar como os sentimentos de amor, ciúme, ódio e tragédia, presentes na peça, transformam a vida dos próprios dançarinos. O filme ainda recebeu o Prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes de 1983.

Assista ao trailer aqui.

A Língua das Mariposas (1999)

Para mergulhar na história da década de 30, o filme de 1999 A Língua das Mariposas, de José Luis Cuerda, mostra a Guerra Civil Espanhola sob a perspectiva de uma criança. Às vésperas de seu primeiro dia de aula, Moncho se vê aterrorizado com os acontecimentos que tomam conta do país. Mas ao contrário de medo e violência, ele encontra no professor uma relação de respeito e total encanto. É uma reflexão sobre o papel do ensino nesse contexto histórico e como ele pode abrir um mundo novo às crianças, além das dificuldades vividas pelo educador ao incentivar a liberdade de pensamento.

Assista ao filme no Youtube aqui.

Volver (2006)

O premiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar explora em Volver, filme de 2006, o universo feminino e questões familiares complexas de uma forma que só ele consegue fazer. A personagem principal, interpretada por Penélope Cruz, precisa retornar à sua terra natal e enfrentar o passado após um incêndio que mata seus pais, enquanto vive ainda outras dificuldades na criação da sua filha. É um filme sobre perdão, sobre as relações maternais – mas além disso, também traz referências interessantes da culinária espanhola.

Assista ao trailer aqui.

As Sombras de Goya (2006)

O tcheco Miloš Forman dirigiu essa história sobre o importante pintor espanhol do século XVIII Francisco de Goya, que tem sua musa inspiradora presa pela Inquisição sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções de um influente frei conseguem evitar que ela seja martirizada, acontecimento que nunca é esquecido pelo pintor. Esses personagens e a época turbulenta em que viveram, entretanto, alimentam a pintura de Goya, que segue com sua sensibilidade para retratar outros momentos da história espanhola, como a invasão das tropas francesas ao país. O filme As Sombras de Goya, de 2006, tem interpretações notáveis de Stellan Skarsgård, Javier Bardem e Natalie Portman.

Assista ao trailer aqui.

Oito Sobrenomes Bascos (2014)

A diversidade cultural espanhola também pode ser tema de comédias, como Oito Sobrenomes Bascos, filme de 2014, dirigido por Emilio Martinez-Lazaro. Um jovem de Sevilha, no Sul da Espanha, se apaixona por uma garota do País Basco e viaja para encontrá-la na aldeia onde vive. No norte do país, os bascos têm costumes muito particulares e separatistas, então para conquistar a família da amada, ele precisa se passar por um local. Esconde o sotaque e jura ter uma série de sobrenomes bascos para ganhar a confiança do pai dela. O filme, que foi o mais visto da história do cinema espanhol, conta com piadas regionais e trata de forma bem humorada os estereótipos das duas regiões espanholas.

Assista ao filme disponível na Netflix aqui.

 

Gosta de viajar na leitura?

Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!

Baixe gratuitamente aqui.

 

Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

TODAS AS POSSIBILIDADES DE SER FELIZ EM UMA VIAGEM PARA O NORTE DA ESPANHA

Entre o sagrado e o profano, tudo acontece no Norte da Espanha! Essa mistura de atmosferas e experiências encanta! Por isso, propomos uma rápida degustação de duas cidades, Santiago de Compostela e San Sebastián, que representam bem esses climas tão opostos e complementares, e por onde é possível esbarrar sim com a felicidade.

O MUNDO NA CABECEIRA: 8 LIVROS PARA INSPIRAR OS VIAJANTES!

Juntamos a fome com a vontade de comer e indicamos 8 livros para os apaixonados por literatura e viagens! Grandes escritores, inspirados por paisagens e culturas diversas, nos convidam como guias para nossos sentidos e imaginação.

COMER, BEBER E AMAR NO SUL DA ESPANHA

O sul da Espanha é como um daqueles amores que não dá para esquecer. Essa terra de sol radiante é intensa em cada sensação, do paladar ao coração, tudo é repleto de história e autenticidade. Agora, começamos a viajar por suas cidades e a imaginar o quanto cada uma delas têm de precioso.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h