7 MOTIVOS PARA CONHECER CARTAGENA EM 2019

04.09.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

O ano nem acabou, mas já estamos sonhando com o primeiro destino da nossa programação de 2019. Para quem também é apaixonado por uma atmosfera cheia de energia e de calor caribenho, a Colômbia oferece isso tudo e ainda outros atrativos em uma viagem cultural e, acima de tudo, relaxante. Preparamos um roteiro pelo país de alma contagiante, que inclui a capital Bogotá e outros pontos, em especial, Cartagena. Aqui selecionamos 7 motivos pelos quais vale a pena incluir essa cidade irresistível no seu itinerário para o próximo ano.

1- A LIMONADA MAIS REFRESCANTE DA SUA VIDA

Imagine sentar de frente para o litoral azul turquesa do Caribe, sentindo sua brisa no rosto com o sol brilhando no céu. Esse momento só poderia ficar melhor com um drink refrescante. A limonada de coco de Cartagena é o sabor mais característico da cidade, e também é diferente de todas que você já experimentou em qualquer lugar do mundo. O toque único é a crema de coco, algo similar ao nosso leite de coco, mas nem adianta tentar substituir o ingrediente porque os colombianos advertem: não vai ficar igual. A bebida é exclusiva de Cartagena, para ser apreciada aos poucos e sem pressa, como tudo na cidade.

2- UM PASSEIO DE CARRUAGEM PELO PASSADO 

Apesar de ter se expandido e modernizado, Cartagena mantém seu Centro Histórico intacto e cercado por uma muralha secular. E assim, pelas ruas de pedra somos transportados a tempos antigos e fantásticos desse verdadeiro Patrimônio Mundial. A experiência se torna ainda mais autêntica com os passos ritmados dos cavalos e um cocheiro para contar os detalhes e curiosidades da histórica Cartagena. Entre uma rua e outra, passamos pela antiga morada do escritor Gabriel García Marquez e seguimos pelas igrejas, praças e casas com mais de 400 anos que fazem da cidade um grande museu ao ar livre.

centro histórico cartagena colômbia Centro Histórico

3- O PÔR DO SOL MARAVILHOSO EM CAFÉ DEL MAR

Cidades litorâneas costumam ter um encanto diferente, elas despertam em nós a vontade de sentir a natureza e aproveitar tudo que ela nos proporciona. Em Cartagena, um simples pôr do sol é um espetáculo para ser assistido com toda a atenção, principalmente nesse lugar privilegiado chamado “Café del Mar”. Construído sobre a muralha do Centro Histórico, sua localização não poderia ser melhor para um fim de tarde delicioso com mesas ao ar livre, petiscos, drinks, boa música e um horizonte espetacular.

pôr do sol cafe del mar cartagena colômbia Pôr do sol em cima da cidade murada

4- UM SANTUÁRIO DA FAUNA TROPICAL

A poucos minutos de Cartagena, a vida ganha outro colorido e, ainda, uma missão. O Aviário Nacional da Colômbia é o maior viveiro natural de pássaros das Américas e abriga cerca de 1800 aves de 138 espécies, como araras, tucanos e pavões. É um lugar essencial para a preservação natural, promovendo a recuperação de animais feridos e o estímulo a pesquisas sobre a reprodução de espécies em extinção. Além da importância ambiental, é o passeio perfeito para uma imersão na mais pura natureza.

Aviário Nacional da Colômbia Cartagena Arara no Aviário Nacional da Colômbia

5- O LITORAL CINEMATOGRÁFICO DO CARIBE

Em Cartagena, tenha a certeza de aproveitar águas mornas e agradáveis em qualquer praia. Mas, no geral, as praias urbanas são mais agitadas, por isso a melhor opção para quem busca sossego e cenários ainda mais maravilhosos são as Islas del Rosario. A cerca de uma hora de Cartagena, o arquipélago é também Parque Nacional Natural da Colômbia, fundado para proteger um dos mais importantes recifes de corais da costa colombiana. Suas 27 ilhas são presenteadas com o mar totalmente cristalino do Caribe, areias branquinhas e uma rica fauna marinha, que pode ser vista de perto durante um mergulho de snorkel.

Islas del Rosario Cartagena Colômbia Vista aérea do arquipélago Islas del Rosario

6 – UM PORTAL PARA OS APAIXONADOS POR DOCES 

Localizado dentro da cidade murada, o Portal de los Dulces é um paraíso para o paladar e uma oportunidade genuína de conhecer o povo caloroso de Cartagena. Uma série de pequenas bancas oferece doces tradicionais e frutas típicas da cidade, muitos sabores que para nós são inéditos e simplesmente saborosos. A variedade de cocadas, como a de goiaba, não passa despercebida. Outras iguarias como os cubanitos (à base de mamão verde, açúcar e canela) e as exóticas bolinhas de tamarindo também merecem um espaço reservado na mala de volta ao Brasil.

Portal de los Dulces Cartagena Portal de los Dulces

7 – A ENERGIA VIBRANTE DAS RUAS

Passear a pé é a forma mais indicada para conhecer Cartagena e entrar em contato com o que há de mais especial na cultura da cidade. As casas coloridas com sacadas sempre floridas são o maior charme e grande responsáveis pela alegria extasiante desse lugar. Mas não é só isso. O povo é hospitaleiro, as ruas e praças são acolhedoras e expõem a aura artística enraizada na cidade, seja por meio da música ao ar livre, da arquitetura colonial ou do artesanato local, feito com todo o carinho.

 Típicas fachadas coloridas com varandas floridas

artesanato Cartagena Colômbia Artesanato local vendido nas ruas

Abrir um 2019 maravilhoso com o frescor do Caribe é a promessa do nosso roteiro pela Colômbia. Com uma rica história, um povo amável e uma natureza exuberante, Cartagena é a cidade que combina tudo que existe de mais fascinante no país e nos enche de razões para uma visita. Para todos aqueles que buscam relaxar no ano que está por vir, sozinhos ou com alguma companhia especial, nosso convite para uma viagem inesquecível vem junto com um brinde… De preferência, com uma deliciosa limonada de coco!

+ Conheça nosso roteiro para a Colômbia com saída no final de março

 

Matérias relacionadas

COMO APROVEITAR OS DIAS LIVRES

Viajar em grupo é maravilhoso e estar entre amigos faz tudo ficar mais dinâmico. As conversas entre uma cidade e outra no ônibus ou mesmo num bom restaurante trazem outros olhares e a inigualável sensação de compartilhar o que há de mais interessante!

POR QUE ZAGREB É IMPERDÍVEL NA CROÁCIA

Fora dos roteiros convencionais, a Croácia tem um potencial escondido que torna o destino ainda mais especial para quem tem a oportunidade de estar em suas terras. O país é conhecido por seu litoral arrebatador, mas aqui contamos por que a capital, Zagreb, também é imperdível nesse roteiro!

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS EM 2018

Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que em 2018 todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]