ENCANTOS DA AMÉRICA DO SUL: O QUE ESPERAR DE MENDOZA E SALTA NA ARGENTINA
12.07.2019 em
Cultura. Autor do post: Priscila Esteves,
publicitária e colaboradora da Donato.
Quem tem olhar atento para as preciosidades da América do Sul certamente já ouviu falar de Mendoza e Salta. Grandes produtoras de vinhos, essas cidades argentinas ganharam destaque principalmente entre os apreciadores da bebida. Mas não é necessário ser nenhum especialista para visitar a região, que oferece atrações para diferentes gostos e interesses.
Além da importância para a vinicultura, ambas as cidades abrigam riquezas históricas e culturais, bem como uma natureza deslumbrante que são convites para uma ótima viagem. Com ambientes que promovem deliciosos encontros ao ar livre, por lá a promessa é viver dias de pura tranquilidade!
Se conhecer essas cidades argentinas parece uma tarefa fácil, vale mergulhar mais fundo para desvendar as experiências que Mendoza, Salta e seus arredores nos reservam.
Vinhedo próximo a Salta
Para conhecer: história e cultura local
Em Mendoza, podemos sentir um pedacinho da Europa dentro do nosso continente. A cidade argentina de arquitetura colonial espanhola é repleta de opções culturais, como museus, praças, galerias de arte e teatros. Entre as principais atrações, o Parque General San Martín reúne história e beleza em um espaço criado para dar nova vida à cidade.
Motivo de orgulho entre os locais, o parque homenageia o herói nacional responsável pela independência da Argentina. Passada a imponente estátua de bronze, que retrata o general em seu cavalo, há um mundo de possibilidades. Para quem quer descansar, reserva uma área para piquenique e churrasco, clube de golfe e alamedas de caminhada. Também é lar do Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, um anfiteatro e zoológico. Tudo isso cercado por um verde exuberante!
Parque General San Martín
Já em Salta, temos a oportunidade de explorar o curioso universo dos incas. No Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAM), estão expostas múmias entre as mais bem conservadas do mundo. As Múmias de Llullaillaco têm cerca de 500 anos de idade e foram encontradas há pouco mais de 20 anos, congeladas a 6.739 metros de altitude! O museu abriga ainda uma rica coleção de objetos usados pelo Império Inca, em materiais como ouro, prata e tecidos naturais.
Ao mesmo tempo em que preserva o passado, Salta tem uma vida boêmia muito convidativa. Na Plaza 9 de Julio, a principal praça da cidade argentina, há uma variedade de restaurantes, bares e cafés para aproveitar essa atmosfera descontraída.
Plaza 9 de Julio em Salta
Lar de poetas e músicos, Salta tem uma cena cultural bem presente. Por isso, não é raro encontrar som ao vivo e recitais poéticos por suas ruas. Para começar a entrar no clima, que tal conhecer os ritmos tradicionais de Mendoza e Salta ?
Músicos argentinos
Viagem pelos sabores e aromas: o melhor da culinária e enogastronomia
Muito provavelmente, Mendoza é o nome que vem à mente quando pensamos em vinhos sul-americanos. E não é à toa, já que a região é responsável por mais de 60% de toda produção nacional. O destaque fica por conta do Vale do Uco, que ganhou fama pelo melhor Malbec do mundo.
Vale do Uco
Lá também são produzidas outras uvas queridas entre seus apreciadores, como Cabernet Sauvignon e Tannat. A cada brinde, temos a oportunidade de saborear o fruto dessa cuidadosa e refinada tradição. Degustações de vinhos são indispensáveis em uma viagem a Mendoza, e as experiências podem ficar ainda mais interessantes quando entendemos os segredos dessa produção.
Degustação de vinhos no Vale do Uco
Mas nem só de vinho vive Mendoza. Aliás, a bebida é muito bem-vinda para acompanhar as iguarias da gastronomia argentina. Os cortes de carnes, sabor tradicional do país, são os mais pedidos para essa harmonização. Enquanto em Salta, não perca a oportunidade de provar as empanadas — com massa crocante e uma variedade de recheios, alguns dizem serem as melhores da Argentina!
Já para a sobremesa, vale uma pausa para apreciar os irresistíveis churros de dulce de leche. O doce combina bem com um cafézinho ou mesmo uma cerveja artesanal, já que em alguns bares a carta de cervejas é tão rica quanto a de vinhos.
Para contemplar: uma natureza exuberante
Apelidada de “La Linda”, Salta tem uma beleza indiscutível. Aos pés da Cordilheira dos Andes e cercada por um verde intenso, suas paisagens naturais beiram a perfeição. Para conhecer de perto essas maravilhas, o ideal é explorar as regiões vizinhas: Cafayate, Jujuy e Purmamarca.
Todas essas regiões nos mostram como somos pequenos diante da natureza, começando pelos vales de Cafayate. É lá que está a Quebrada de las Conchas, uma série de formações rochosas magníficas. O nome, curioso para uma região árida, não foi escolhido por acaso: o local já foi mar há aproximadamente 90 milhões de anos!
Quebrada de las Conchas
Já entre Salta e Jujuy, está o terceiro maior deserto de sal do mundo. As Salinas Grandes têm um visual exótico e, o mais interessante, promovem algumas ilusões de ótica pela falta de pontos referenciais no local. Quem caminha por sua superfície tem a impressão de estar flutuando, o que rende boas fotos!
Salinas Grandes
Outro cenário que merece ser vivido é o vibrante Cerro de los Siete Colores, em Purmamarca. Por conta dos minerais acumulados em diferentes camadas, a montanha exibe cores bem definidas — parece até que foram pintadas à mão! Mais um exemplo de como a natureza dessa região é perfeita em cada detalhe.
Cerro de los Siete Colores
Cada uma a sua maneira, Mendoza e Salta atraem os olhares quando o assunto é América do Sul. Para quem busca um encontro maior com a natureza, com os melhores vinhos argentinos ou com uma cultura rica em tradições, a combinação das duas cidades nunca decepciona!
Quer conversar com as nossas consultoras de vendas e saber quando sairá o próximo grupo para Mendoza e Salta?
Mendoza e Salta, regiões da Argentina que inspiram os amantes do vinho pela força de sua cultura e de seus sabores. Um lugar perfeito para celebrar os processos que transformam a uva num produto sofisticado, e que oferece oportunidades ímpares para quem quer se aprofundar no assunto ou apenas curtir esse universo em boa companhia!
Do litoral cristalino até a imensidão do deserto, a natureza foi realmente generosa na Austrália. Selecionamos belezas naturais que certamente merecem uma visita. Algumas fazem parte da lista de todo viajante ao país — outras ainda pouco exploradas e surpreendentes!
UM RÉVEILLON DE CHARME E SOSSEGO NUM PARAÍSO LOGO ALI, EM CARMELO
Um lugar ideal para renovar as energias no fim do ano! Carmelo vive o equilíbrio perfeito entre o rústico e o chique. Pequenos refúgios de luxo e de bom gosto estão ali para aqueles que querem desacelerar e ainda mergulhar na sua cultura de forma delicada.