A LONGEVIDADE EM ESTUDO – 4 LIVROS IMPERDÍVEIS!

18.04.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Viver é uma arte, dizem. Talvez, viver seja a arte de se descobrir. De, aos poucos e em pequenos detalhes do cotidiano, ir encontrando a nossa essência refletida em escolhas e gestos que definem nossa trajetória. Por isso é tão comum que cada fase da vida venha acompanhada por um questionamento existencial diferente. E quando a maturidade chega, outras perguntas vêm com ela.

Isso sim é o que chamamos de longevidade, uma vida inteira com a alma e o espírito acesos! Para inspirar aqueles que estão nesse processo interno e maravilhoso de descobertas, listamos 4 livros que têm como tema a longevidade, o envelhecer, o tempo e a plenitude de viver as mudanças que o tempo traz.

O livro da Longevidade 

Escrito pela atriz Cameron Diaz, o livro foi lançado no ano passado e trata de um relato sobre, segundo ela, um dos maiores tabus da sociedade: envelhecer. Na época da divulgação do lançamento, Cameron disse à imprensa que envelhecer não é ficar velho, mas viver. E ela quer viver da maneira mais feliz e saudável possível, por isso a importância de falarmos sobre o assunto e de passar informação. O livro traz dicas e um ponto de vista muito mais leve sobre o processo do tempo que acontece na vida de todo mundo e é algo mais do que natural.

A Sublime Arte de Envelhecer

Anselm Grün, escritor e monge beneditino alemão, discorre sobre os novos e possíveis olhares sobre envelhecer, os padrões engessados da sociedade que não nos permitem mergulhar nos aspectos positivos e mágicos da maturidade. Cheio de pensamento crítico e uma forma doce de tratar o assunto, o livro é uma viagem ao mundo real, um convite para viver e ver a melhor idade com plenitude e alegria. Aceitando que o ideal da “eterna juventude” é limitador e ultrapassado.

A Arte de Envelhecer

Reflexões filosóficas sobre a fase da maturidade escritas por Schopenhauer. O filósofo alemão nesta obra afasta o pessimismo que pode rondar a “velhice”. O livro é uma espécie de homenagem ao tempo e às fases da vida, especialmente o passado. Celebra a serenidade e a paz de espírito que são caminhos possíveis para um estado de felicidade.

Como Envelhecer

Já falamos aqui no Blog da Donato sobre esse livro (leiam a matéria original clicando aqui). É uma pérola para quem quer se debruçar sobre o assunto e ainda passar horas agradáveis e cheias de informação. A autora, a socióloga e escritora inglesa Anne Karpf compartilha as suas teses sobre o passar do tempo, e as consequências sociais e emocionais desse processo mais do que natural. Para ela, envelhecer não acontece apenas quando completamos 65 anos, mas é algo que acontece durante todas as fases da vida.

 

Gosta de viajar na leitura?

Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!

Baixe gratuitamente aqui.

 

Matérias relacionadas

VIAGEM E LITERATURA: MAIS 8 LIVROS IMPERDÍVEIS PARA CONHECER O MUNDO

Viagens e Literatura: duas paixões que costumam andar de mãos dadas! Aqui, indicamos mais 8 livros para quem ama ler e viajar, se aventurando com o imaginário por alguns lugares do mundo descritos com a poesia e o primor de grandes escritores.

EVENTO PLENAE: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PARA LONGEVIDADE

As mulheres vivem oito anos a mais do que os homens, em média. A psicóloga canadense Susan Pinker tinha a certeza que descobrir o porquê desse fato seria a chave para aumentar a longevidade humana. Então, pegou o avião e foi para a Sardenha, uma das Zonas Azuis e onde homens e mulheres têm a mesma expectativa de vida.

O MUNDO NA CABECEIRA: 8 LIVROS PARA INSPIRAR OS VIAJANTES!

Juntamos a fome com a vontade de comer e indicamos 8 livros para os apaixonados por literatura e viagens! Grandes escritores, inspirados por paisagens e culturas diversas, nos convidam como guias para nossos sentidos e imaginação.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]