ANTIGOS SEGREDOS DE JERUSALÉM NOS PRATOS MAIS DESEJADOS DO MUNDO

29.01.2020 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, Jornalista e colaboradora da Donato.

Para saber sobre o charme contemporâneo de um dos lugares mais míticos e históricos do mundo, basta digitar no Google o nome Assaf Granit. A pesquisa vai surpreender e dar água na boca, já que traz inúmeras reportagens publicadas a respeito de um dos chefs mais badalados do momento. Sim, Assaf e sua comida conquistaram território internacional e representam juntos a força cultural de Israel, especialmente, de sua capital onde o chef nasceu e cresceu.

São ao todo 13 estabelecimentos com menus assinados por ele, entre restaurantes e bares funcionando em Jerusalém, Tel Aviv, Paris, Londres e, em breve, Nova Iorque. Em Paris, considerada umas das mecas da gastronomia mundial, o Shabour, seu segundo restaurante na cidade (o primeiro é o Balangan), com apenas três meses de porta aberta levou o prêmio de melhor restaurante pelo guia cultural e gastronômico do jornal Le Figaro. A culinária mediterrânea de luxo com inspiração na comida tradicional israelense servida no Shabour fez a festa dos paladares críticos. Além desse prêmio, Assaf coleciona muitos outros por aí, é autor de dois livros (The Palomar – The Cookbook e Otto Ochel – The Taste of Israel) e ainda estrela o reality show Game of Chefs, que popularizou a sua imagem em Israel.

assaf garnitO chef Assaf Garnit, no restaurante Shabour, em foto de divulgação por The Social Food

No design interior do restaurante em Paris é possível perceber o cultivo de elementos e utensílios que remetem à tradição de outros tempos, foto de divulgação por The Social Food

Toda essa fama não veio do nada. Sua herança culinária tem origem na infância, da convivência com sua avó Lea, uma polonesa que também aprendeu a cozinhar com a avó e os temperos de pequenos povoados do Leste Europeu. Quando Lea chegou em Jerusalém para morar, entrou num mundo totalmente novo, feito de pessoas que também vinham de outros países e que cultivavam no dia a dia outras raízes culinárias. “Isto é o que há de tão especial na cidade de Jerusalém. É o centro do mundo e atrai pessoas de todas as origens e estilos de vida. Enquanto minha avó cozinhava, ela também conversava constantemente com os vizinhos pelas janelas; a mulher ao lado nasceu no Marrocos e a ensinou a usar açafrão. Uma mulher na rua veio do Iêmen e ela a ensinou a fazer malawah. Eu sempre quis abrir meu próprio restaurante, um lugar que refletisse os segredos da minha avó e os segredos culinários de Jerusalém”, palavras do chef.

A diversidade que oferece à mesa, uma de suas marcas como chef, difere em cada um dos restaurantes. Assaf cria pratos com referências até da culinária curda, é fã da sofisticação francesa e, como ele mesmo definiu em entrevistas passadas, sua comida é simples, mas “um caldeirão, assim como Israel”. Movido pelos cheiros e sabores da sua memória e dos lugares por onde transita, o chef é a cara de uma Jerusalém que sabe orquestrar lindamente passado, presente e futuro.

Para saber mais sobre o chef e seus projetos, siga seu site oficial, clicando aqui!

Conheça o nosso roteiro por Israel

 

Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


Matérias relacionadas

5 RESTAURANTES EM SÃO PAULO PARA CONHECER O MUNDO

A culinária é uma paixão que ultrapassa fronteiras. Não à toa, os restaurantes são locais que sempre atraem nossos olhares quando visitamos um novo destino. Para conhecer pratos típicos do mundo todo, separamos 5 dicas de restaurantes em São Paulo que valem a visita!

DESVENDE A CURIOSA CIDADE DE JERUSALÉM

Nesse vídeo, descubra a história e cultura da maravilhosa capital israelense.

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h