AROMAS DO MUNDO: DESTINOS MARCANTES PARA A FAMÍLIA DONATO

16.04.2020 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

É fascinante como alguns destinos instantaneamente despertam nossos sentidos, por exemplo, os inúmeros aromas do mundo. A memória olfativa é capaz de nos fazer viajar sem sair de casa e pode ser ativada de muitas formas, como um perfume floral no ar ou o cheiro de um delicioso chá sendo preparado.

Com a família Donato, também é assim! Aqui, eles nos contam os aromas que descobriram durante suas viagens e que guardam consigo até hoje com muito carinho.

Aromas de uma tradição milenar chinesa

Um aroma muito especial para a Roberta é o chá de jasmim, que descobriu durante uma viagem à China. Ela se lembra bem de uma charmosa casa de chá próxima ao seu hotel, na cidade de Guilin, onde sentiu esse perfume floral irresistível.

aromas do mundo chá guilin china

Nessa ocasião ela conheceu mais profundamente esse preparo, que é cultivado pelos chineses há séculos. Com toda certeza, a maior lembrança que trouxe do país asiático foram as latinhas de chá. E desde então, é uma verdadeira apreciadora da bebida, feita com flores e ervas de diversos países.

A fragrância mais característica da França

A Fabiana destaca os aromas de lavanda, que marcaram para sempre sua visita ao sul da França. Essa é uma fragrância característica da região e permeia o ar não apenas nos campos e plantações, mas nas ruelas, lojas e feiras de diversas cidades.

aromas do mundo lavanda provence frança

Aliás, os produtos de lavanda também perfumam as bagagens de volta ao Brasil — já que é impossível voltar da Provence sem trazer um sabonete, sachê ou mesmo um mel de lavanda.

Uma doce surpresa na capital da Polônia

Entre tantas experiências vividas pelos quatro cantos do mundo, a Polônia ocupa um lugar único no coração da Suely. O país traz a ela boas recordações por ser lar de um povo muito culto e resiliente, além disso, tem uma fragrância adocicada inesquecível.

aromas do mundo confeitarias varsóvia polônia

Na capital, Varsóvia, estão dezenas de confeitarias que exalam aromas de pães doces igualmente bonitos e deliciosos. A qualquer hora do dia, eles preenchem as ruas como um convite às pessoas para uma degustação.

Um mundo de especiarias no Egito

Aos que gostam de cozinhar, como o Ronaldo, é sempre um prazer explorar diferentes temperos e seus aromas particulares. Quando está em algum mercado de especiarias pelo mundo, então, ele passa horas cheirando, provando e descobrindo tudo à sua vista!

aromas do mundo especiarias egito

A última oportunidade que teve para isso foi em uma visita ao Egito. Durante um passeio pelo mercado do Cairo, ele se divertiu conversando com os vendedores — os egípcios são altamente comunicativos e adoram falar sobre seus produtos: grãos, hortelã, pimentas, anis e muitos outros.

Ele também diz que o cheiro dos temperos é essencial para aguçar seus talentos na cozinha. Já de volta ao Brasil, coloca em prática todos esses sabores em pratos para a família toda. E a aprovação é geral!

Quantos aromas do mundo guardamos em nossa bagagem? E quais tantos outros esperamos um dia poder sentir? Que essa seja uma inspiração para você também recordar as fragrâncias que marcaram suas vivências mais especiais.

 

Matérias relacionadas

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

A PROVENCE E SUA PAISAGEM OLFATIVA

Da Provence, uma das regiões mais charmosas e poéticas do planeta, vem a lavanda usada pela indústria de perfumaria europeia e pelas marcas mais icônicas do mercado. Em entrevista com o especialista em perfume Dênis Pagani, passeamos sem sair de casa pelo aroma marcante da lavanda.

2 LIVROS E O MUNDO DOS VINHOS NAS SUAS MÃOS

Para simplificar e ao mesmo tempo sofisticar o vocabulário e o conhecimento a respeito do mundo dos vinhos, indicamos 2 livros que funcionam como guias essenciais e complementares! Um para descomplicar noções difundidas de forma rígida pelos experts e outro que ensina não apenas o básico, mas tudo o que pode fazer de um leitor atento um bom conhecedor do assunto.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]