BUCKET LIST: CONHEÇA, INSPIRE-SE E APRENDA A CRIAR A SUA

05.02.2020 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Uma bucket list é algo valioso para os apaixonados por desbravar o mundo. Seja você um viajante iniciante ou mais experiente, é bem provável que já tenha considerado a ideia. Aos que ainda não estão familiarizados com a expressão, bucket list é a famosa “lista de desejos” que buscamos realizar. Aliás, é praticamente uma meta de vida. No sentido literal do termo em inglês*, ela inclui aqueles destinos que você não pode morrer sem conhecer — sonhos indispensáveis que estão guardados no coração e precisam ser concretizados!

Bucket list: inspirações na 7ª arte

O termo ganhou mais força com o filme norte-americano Bucket List (“Antes de Partir”), lançado em 2007. Com um elenco que inclui grandes nomes do cinema, o longa-metragem é protagonizado por Morgan Freeman e Jack Nicholson. Um é bilionário, o outro é mecânico e ambos são pacientes terminais no mesmo quarto de hospital. Nessa situação improvável, eles se conhecem e desenvolvem juntos uma lista de coisas a fazerem antes de partirem.

bucket list viagem

Mais do que lembrar a efemeridade da vida, a história mostra o poder da vontade. Quando eles fogem do hospital em busca dessas experiências, nos convidam a uma série de reflexões. E ao passar do filme, enxergamos as oportunidades de realizarmos nossos anseios, sem pretextos ou delongas. Altamente inspiradora e cativante, a comédia dramática merece a indicação.

+ Assista ao trailer do filme “Antes de Partir” clicando aqui.

+ O filme está disponível na plataforma Netflix clicando aqui.

Com a palavra: nossos viajantes

Sempre é tempo de ir em busca do novo. Pensando em exemplos além das telas de cinema, conversamos com três viajantes Donato para descobrir suas aspirações. Elas são verdadeiras entusiastas do mundo e companhias memoráveis em nossos grupos recentes.

Cenários futurísticos 

Elaine Vasconcelos nos contou que Singapura está na sua bucket list, pois recebeu ótimas indicações de amigos que já visitaram o país. Para ela, a modernidade — com ares de Dubai — e a organização semelhante às cidades japonesas formam uma combinação perfeita. Destaca que esse é um destino muito visual, com pontes icônicas e arranha-céus espetaculares, como os edifícios Marina Bay Sands, conectados por uma piscina a quase 200 metros de altura. Ainda nos disse que espera conhecer Singapura em breve. De preferência com a estrutura de um grupo, já que é um local totalmente novo para a maioria dos viajantes.

singapura Marina Bay no Singapura

Marina Bay Sands Vista da piscina nos edifícios Marina Bay Sands

A boa notícia é que o destino está na nossa mira para 2021, então Elaine e todos que compartilham esse desejo podem começar a se programar!

Uma imersão na diversidade do mundo

Carla Rocha tem uma lista extensa de lugares que pretende visitar. Ela elencou os mais especiais, como Riviera Francesa, Japão, a rota de trem do Expresso do Oriente e a Lapônia, no extremo norte da Finlândia. A escolha da região nórdica não é por acaso: é lá que sonha presenciar a majestosa Aurora Boreal. Em uma fase slow travel, ela busca roteiros que vão além dos city tours tradicionais e oferecem experiências mais significativas. Por isso, Carla gosta de planejar as viagens com alguns meses de antecedência, tanto em casal quanto em grupos pequenos e intimistas.

aurora boreal finlândia

Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia

A beleza que nos cerca

Eliane Couto é nossa companheira de viagens há anos, enriquecendo os roteiros da Donato com seu vasto conhecimento histórico. Já familiarizada com destinos pelo mundo afora, hoje ela busca explorar as belezas naturais do Brasil. Sua lista de desejos inclui o Pantanal, o litoral cristalino de Jericoacoara, no Ceará, e a cidade mineira de Capitólio — um paraíso de água doce, com lagos e cachoeiras a perder de vista. Ela não descarta as oportunidades de nos acompanhar em roteiros internacionais, mas também mantém seus interesses pessoais em viagens mais curtas pelo país.

pantanal brasil

pantanal brasil Região do Pantanal

Em família e entre amigos, ela segue sua bucket list sempre que possível. Inclusive, revelou em nossa conversa que estava no Rio Grande do Norte aproveitando a praia ensolarada. São em momentos assim que consegue desacelerar e renovar as energias!

Como criar a sua própria lista

Uma boa prática para começar sua bucket list é agrupar os destinos por temas. Locais em que a natureza é a grande estrela são perfeitos para quem tem a fotografia como hobby, ou simplesmente para quem gosta de se desconectar do mundo. Aos entusiastas do conhecimento, existem cidades que guardam uma imensa carga histórica, artística e cultural. Outra dica para deixar esses sonhos ao alcance é expandir a lista para um mural de inspirações, o mood board (conheça mais nessa matéria aqui).

O segundo passo, e provavelmente o mais importante, é manter sua lista atualizada. Adicionar novos destinos faz parte do processo, assim como riscar todos aqueles que você já teve a oportunidade de conhecer. Organização e planejamento são a chave para tirar as palavras do papel e trazer à realidade momentos inesquecíveis. Para isso, vale conferir nossa lista com algumas dicas simples para viajar mais.

Uma ótima bucket list para você! 

* Para entender melhor: Bucket list vem da expressão inglesa “kick the bucket”. Sua tradução literal é “chutar o balde”, que seria o equivalente ao nosso “bater as botas”. Ou seja, bucket list é uma lista de coisas para fazer antes de morrer.

 

+ Conheça nossos grupos com acompanhamento

+ Leia depoimentos dos viajantes Donato

 

Matérias relacionadas

50 ANOS DE SONHOS E OS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!

Por trás de cada viagem memorável existe um sonho e muita história. Existe também uma vida inteira pautada pela vontade de conhecer os 4 cantos do mundo, sempre na companhia das pessoas mais especiais: familiares e amigos.

5 RESTAURANTES EM SÃO PAULO PARA CONHECER O MUNDO

A culinária é uma paixão que ultrapassa fronteiras. Não à toa, os restaurantes são locais que sempre atraem nossos olhares quando visitamos um novo destino. Para conhecer pratos típicos do mundo todo, separamos 5 dicas de restaurantes em São Paulo que valem a visita!

ADMIRÁVEL MUNDO SEMPRE NOVO

Um casal, 42 anos de viagens e muitos destinos explorados! Essa é a história de Augusto e Lygia, viajantes sempre com novos rumos e experiências. Desde o início foi assim… primeiro o Brasil como um imenso e diverso território a ser descoberto.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]