CULTURA JAPONESA – FILMES, LIVROS E MAIS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

26.01.2024 em Cultura.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Nas últimas décadas, é notório como a cultura japonesa vem ganhando mais admiradores em muito, devido aos conteúdos difundidos sobre o destino no cinema, na literatura e na música. Ao mesmo tempo em que abraça a modernidade, o país mantém viva sua essência. Por isso, falar sobre o Japão é essencialmente mergulhar em séculos de belas e profundas tradições.

Gostaria de viajar para a Terra do Sol Nascente através de filmes e livros? Então, conheça essa seleção que fizemos sobre o tema e não deixe de ver as dicas extras ao final da matéria!

Filmes sobre a cultura japonesa

Memórias de uma Gueixa (2005)

No Japão dos anos 1920, a pequena Chiyo é vendida a uma casa de gueixas. Desde cedo, ela aprende os segredos dessa arte milenar, enquanto precisa lidar com pessoas que têm inveja de sua beleza. Já adulta, ela desfruta de uma vida bem sucedida, mas tudo muda com a chegada da Segunda Guerra Mundial.

“Memórias de uma Gueixa” foi indicado a seis categorias do Oscar e venceu em três delas: Figurino, Fotografia e Direção de Arte.

Sabor da Vida (2015)

Em uma padaria que vende o tradicional doce japonês dorayaki, acontece algo improvável: uma senhora de idade se oferece para ajudar na cozinha. Apesar de relutante, o dono do local aceita a oferta. Graças à receita secreta da mulher, o pequeno negócio se expande e assim nasce também uma bela amizade entre eles.

“Sabor da Vida” expõe temas relevantes na sociedade japonesa, por exemplo o respeito ao idoso e as próprias relações humanas.

O Túmulo dos Vagalumes (1988)

Inspirado em uma história real, a animação retrata a história japonesa do século XX sob a visão de crianças. Enquanto o pai de Setsuko e Seita foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, os irmãos perdem a mãe em um bombardeio na cidade de Kobe. Longe da família, eles se abrigam na floresta e precisam lutar contra a fome e doenças, mas podem contar com a companhia um do outro.

Com uma sensibilidade ímpar, “O Túmulo dos Vagalumes” se tornou um dos clássicos mais emocionantes do premiado Studio Ghibli.

O Último Samurai (2003)

Em 1870, o Imperador do Japão contrata o capitão norte-americano Nathan para treinar o primeiro exército do país na arte da guerra moderna. No entanto, o militar é capturado por samurais, que resistem à extinção do seu estilo de luta. Embora fosse um prisioneiro inimigo, ele é poupado e passa a ter um fascínio pelo estilo de vida desses antigos guerreiros.

“O Último Samurai” revela costumes interessantes e códigos de conduta dos samurais. Além disso, mostra a beleza natural do Japão ao longo das estações do ano.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Um piloto de rua dos Estados Unidos decide se mudar para o Japão, já que os rachas são malvistos pelas autoridades em sua terra natal. Em Tóquio, ele aprende um ousado estilo de competição e assume riscos mais altos, pois decide rivalizar com o campeão local, além de se apaixonar pela namorada dele.

Um dos filmes mais icônicos da série, “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” popularizou a cultura do drift mundialmente.

Livros sobre a cultura japonesa

Elogio da Sombra (1933)

Um dos principais nomes da literatura japonesa moderna, Tanizaki compara as estéticas do Ocidente e do Oriente em “Elogio da Sombra”. Por exemplo, os contrastes de luz e sombra para revelar a beleza feminina, e até mesmo as curiosas diferenças do vaso sanitário nessas culturas.

O Livro do Chá (1906)

Escrito há mais de um século, “O Livro do Chá” tinha como objetivo tornar essa tradição oriental conhecida e respeitada no Ocidente. A partir da história e da descrição desse cerimonial, o livro mostra o poder contido na simplicidade, bem como na perfeição, que envolvem a bebida.

cultura japonesa chá Ritual do chá japonês, uma tradição ainda praticada no país atualmente.

Ikigai: Os Segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz (2016)

Qual o segredo de uma vida plena? De acordo com os japoneses, é encontrar seu ikigai, um termo que pode ser traduzido como “razão para viver”. A fim de entender melhor o assunto, os autores de “Ikigai: Os Segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz” viajam até Okinawa, ilha famosa por sua população centenária e repleta de saúde.

Eu Sou um Gato (1905)

Com uma linguagem carregada de sarcasmo, um gato de Tóquio narra suas percepções sobre o mundo e o comportamento humano. Traduzido ao português em 2008, “Eu Sou um Gato” nos envolve em uma divertida (e ácida) aventura, já que também traz críticas ao processo de ocidentalização do Japão na Era Meiji.

maneki neko Maneki Neko, escultura de gato que é sinônimo de boa sorte no Japão

O Livro do Travesseiro (século X)

Um verdadeiro inventário da cultura do Japão feudal, “O Livro do Travesseiro” traz observações sobre o cotidiano na corte japonesa da época. Composto por mais de trezentos textos curtos que podem ser lidos de forma independente, a obra foi escrita por Sei Shônagon, dama da corte da Imperatriz Teishi.

Japão na propaganda brasileira

Uma das lendas mais famosas do folclore japonês conta a história de Urashima Taro, um pescador que salva a vida de uma tartaruga. Por isso, ele ganha uma recompensa: o animal permite que ele suba em suas costas e o leva para um reino encantado.

A história parece familiar? É porque a companhia área Varig se inspirou neste conto para criar um comercial sobre seus voos ao Japão! Relembre essa famosa propaganda da década de 1960:

Aprofunde-se na cultura japonesa

Certamente, há muito conteúdo rico sobre esse destino em exposições e especialmente na internet. Se você se interessa pela fascinante cultura do Japão, então também pode gostar dessas dicas:

Japan House – Centro cultural localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Japoni – Instagram com dicas de cinema, literatura e artes plásticas do Japão.

Komorebi – Instagram com traduções interessantes de expressões em japonês.

Playlist do Spotify – Nossa seleção musical com músicas variadas desse destino.

Mangás – As histórias em quadrinhos em estilo tradicional do Japão.

Crunchyroll – Vasto catálogo de animes (animações) para assistir online.

 

Explore o Japão em nosso grupo com acompanhamento em novembro de 2024:

Conheça a programação da Donato, desenvolvida especialmente para viajantes 60+

 

Matérias relacionadas

7 FILMES PARA MERGULHAR NA CULTURA ESPANHOLA

Inspirados pelas cidades apaixonantes do Sul da Espanha, que nos esperam em março de 2019, já começamos a viajar sem sair de casa. Aqui, compartilhamos 7 dicas de filmes que retratam a alma do país e seu passado, dirigidos e interpretados por grandes representantes do cinema espanhol.

FILMES SOBRE VIAGEM – O MUNDO PELA SUA TELA

Entre sonhos e roteiros esperando para serem realizados, podemos manter viva a paixão pelo mundo com bons filmes sobre viagem. Pela tela da TV, celular ou tablet, o mundo pode ser um pouco menor, mas nem por isso menos interessante! Conheça 5 títulos que selecionamos especialmente para quem ama viagens.

FILMES ITALIANOS – UMA VIAGEM PELA CULTURA E PELOS MAIS BELOS CENÁRIOS DO PAÍS

Para os apreciadores do cinema, é indispensável incluir na lista os aclamados filmes italianos. Notável por sua atmosfera romântica, a Itália também cedeu seus cenários para produções de outros gêneros, por exemplo drama e aventura. Para esses e outros gostos cinematográficos, elencamos uma lista de filmes que foram gravados entre as belas paisagens da Itália!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]