EXPLORE AS PAISAGENS DA ARMÊNIA
Nesse vídeo, você pode sentir um pouco de como é viajar pelos cenários mais inspiradores da Armênia.
Quem decide incluir Geórgia e Armênia na lista de destinos pelo mundo é presenteado com experiências singulares. Além de toda beleza natural que cerca essa região montanhosa do Cáucaso, existe uma forma irresistível de conhecer a fundo essas culturas. É o paladar! Ambos os países promovem boas oportunidades para provarmos uma culinária repleta de tradições e autenticidade. São encontros preciosos em que os viajantes podem enxergar além do que está na mesa do restaurante. É quando descobrem que, por trás de cada sabor inesquecível, existe uma rica história e pessoas apaixonadas pelo que fazem.
Mais do que um lugar de destaque entre os produtores de vinhos pelo mundo, a Geórgia tem um rótulo exclusivo: o de berço do vinho. Vestígios encontrados recentemente por arqueólogos apontam que os georgianos preparam a bebida há pelo menos 8.000 anos! Naquela época, já eram utilizados os Qvevri (grandes vasos de barro) para a fermentação, uma prática que existe até hoje e também pode ser aliada a técnicas cada vez mais modernas. A vinicultura é um bom reflexo da Geórgia atual, uma nação que valoriza suas origens ao mesmo tempo em que mantém um olhar atento ao futuro.
Participar de um workshop sobre o Qvevri proporciona uma imersão na história do vinho georgiano, com direito a degustação de rótulos prestigiados.
Seja em pequenas bodegas ou em vinícolas renomadas, provar o fruto dessa tradição milenar é sempre especial. Para acompanhar uma generosa taça de vinho, as mesas são fartas de saladas e aperitivos, pães e queijos, além de sopas e pratos quentes, como a carne de cordeiro. Tudo preparado com uma riqueza de temperos e cuidado na escolha de ingredientes — isso porque cada região da Geórgia oferece o que existe de mais fresco produzido localmente. É notável o esforço dos anfitriões para bem receber e garantir uma experiência inesquecível, começando pelo paladar.
Quando o assunto é comer bem, a Armênia não fica para trás do país vizinho. As combinações são ainda mais variadas e incluem elementos da cozinha árabe, então quem aprecia esses sabores encontra lá um prato cheio. Entre eles, homus e babaganuche, sempre acompanhados pelos pães. São diferentes texturas e preparos artesanais para criar esse alimento que é indispensável nas mesas armênias. O pão mais tradicional é o lavash, uma massa sem fermento e bem levinha — para comer sem culpa! A receita é uma herança passada através das gerações, assim como seu preparo minucioso.
Almoçar na casa de uma família local e assistir ao pão sendo feito pelas mãos habilidosas dessas mulheres é fascinante. No vídeo a seguir, dá para ter uma ideia desse momento. Mas nada como provar o lavash quentinho que acabou de sair do forno.
Para fazer o lavash, são necessárias duas pessoas e bastante sincronismo entre elas.
Conheça nosso grupo para Armênia e Geórgia, com acompanhante Donato desde o embarque até a volta. Se quiser fazer parte dessa viagem, clique aqui para conversar com nossa equipe pelo WhatsApp.
Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?
É só preencher o formulário abaixo!
Nesse vídeo, você pode sentir um pouco de como é viajar pelos cenários mais inspiradores da Armênia.
Existem experiências no Uruguai que merecem ser vividas e revividas. Sabores típicos, paisagens deslumbrantes e uma cultura acolhedora são algumas das surpresas que podemos esperar por lá. Elencamos 4 dicas de passeios que arrancam suspiros e tornam a visita ao país ainda mais apaixonante.
Conhecer Armênia e Geórgia, na região do Cáucaso, foi uma das experiências mais singulares que já vivi. O destino faz parte da programação da Donato para 2020 e é surpreendente do começo ao fim. Nesse post, conto quais foram os momentos mais marcantes dessa viagem!
Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]
Envie este post para um amigo!