O Vale dos Templos é a maior concentração de templos gregos fora da Grécia. Necrópoles, santuários e construções como o Templo da Concórdia, do século VI a.C., o mais conservado de todos, nos lembram o que não vivemos, mas provam a vida de Akragas, cidade que origina Agrigento.

O TEMPO DO MUNDO NO VALE DOS TEMPLOS

Escrito por: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato

De longe, não apenas pessoas chegam de todo o lugar do mundo para ver o Vale dos Templos, mas de muito, muito mais de longe, vem a sua história. Ali, em Agrigento, importante cidade turística da Sicília, outros sítios arqueológicos também dão as boas-vindas a uma nova forma de ver e sentir o tempo do mundo.

Milhares de anos nos separam daquela realidade de templos homéricos, onde o homem decidia sua vida pública e privada, reunia cultura em expressão e acabou construindo para a eternidade a base de toda uma civilização.

Templo de Juno

De fato, estar ali, entre ruínas e provas de tanta História é como uma retomada de consciência de quem somos e onde estamos. Faz sentido ficar em silêncio e se impressionar com o tamanho e a beleza de tudo. O Vale dos Templos tem uma energia diferente, uma força que se faz presente em cada pilar, pedra ou ângulo resistente.

Contrastante ali não são os vistantes com suas vestes contemporâneas e câmeras de celular, mas o âmbar das estruturas milenares com a cor do céu siciliano, que durante a primavera e o verão parece absorver ou refletir o azul do mar.

Ao seu redor, ainda mais contemplação. Uma vista privilegiada da cidade ainda é emoldurada pela vegetação mediterrânea, que faz brotar, entre muitos outros frutos, o pistache. Delicioso e abundante.

O Vale dos Templos é a maior concentração de templos gregos fora da Grécia e foi tombado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Necrópoles, santuários e construções como o Templo da Concórdia, do século VI a.C., o mais conservado de todos, nos lembram o que não vivemos, mas provam a vida de Akragas, cidade que origina Agrigento.

Ao todo, são nove templos em criações que simbolizam a mitologia greco-romana, como o Templo de Juno, onde aconteciam as cerimônias de casamento e um dos pontos mais visitados.

Por toda a extensão do Vale, além do que os olhos podem ver, muitas outras imagens, vindas do imaginário ou de mensagens ancentrais, completam a caminhada na visita que pode ser feita em apenas um dia. Com calma, sem olho no relógio, deixando o tempo fazer o que ele sabe… passar enquanto escreve a nossa própria história.

vale dos templos viagem em grupo sicília

Em abril do ano passado passamos pelo Vale dos Templos com um grupo que viajou pelo sul da Itália. Registramos o momento em frente ao Templo da Concórdia. Este ano, vamos repetir a visita ao Vale, mas desta vez, o roteiro contempla, além da Sicília, a charmosa ilha de Malta, como contamos no link Grupos Acompanhados: Sicília e Malta.

Fotos: Victor Affaro

+ Sicília: uma degustação de vinhos na vinícola DonnaFugata