UM MOOD BOARD PARA 2020

18.12.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

António Damásio, um dos mais relevantes neurocientistas da atualidade, no TED intitulado A busca para entender consciência, lembrou a famosa frase do escritor norte-americano Scott Fitzgerald: “Aquele que inventou a consciência, teria muito do que ser culpado”. Damásio, que é também um autor premiado, complementa o pensamento com o outro lado da moeda. O lado exatamente positivo de termos a consciência. Ele afirma que sem ela não teríamos a capacidade de sentir o amor e de experimentar a felicidade, nem mesmo a chance de transcender. É profundo, complexo e maravilhoso esse universo de conhecimentos a respeito da mente. Uma janela para ver o infinito que é ser humano numa experiência tão múltipla de emoções e histórias que é a vida.

Nestes últimos dias do ano, quando fazemos naturalmente um balanço do que se passou e olhamos para frente imaginando o que virá, ficamos reflexivos e testamos ainda mais a mente. Levando em conta que é ela, afinal, quem nos proporciona a alegria também, podemos nesse momento pegar mais leve e provocá-la de forma amigável. Segundo Damásio, a mente funciona como um constante fluxo de imagens. Criar um mood board com imagens que representam desejos e objetivos para 2020, portanto, parece um jeito de conversar com a consciência falando a mesma língua. O mood board, para quem ainda não está familiarizado com a expressão, é um exercício de corte e colagem de imagens que compõem um mural cheio de significados e símbolos. Sua função não é só inspirar, mas nos lembrar dos nossos sonhos. Para que ele funcione, é bom deixá-lo num canto estratégico da casa como um lembrete.

O exercício ficou famoso com o livro e o documentário homônimos O Segredo. Hoje, ele é incorporado em processos de desenvolvimento humano em empresas ou em buscas individuais com diferentes intenções, não só focadas no sucesso profissional. A ideia principal é fazer com que a mente capte aquelas imagens e trabalhe num campo sutil de ação e realização, alimentando sensações e pensamentos que nos ajudam a conquistar os objetivos. Como se fosse um treino emocional que encorajasse a pessoa a viver sem medo aquilo que deseja, como um mantra que dia a dia entoado traz ao plano da realidade o que se quer. Baseado na lei da atração, um conceito de origem ampla mas que também nos remete aos preceitos da física quântica, o mood board é uma forma de alinhar as energias de um desejo em direção à sua materialização.

Para criar um mood board eficiente, você pode pensar em segmentar a vida da seguinte forma: saúde, amor, trabalho, família, viagens, amizades, e até mesmo separar um espaço para desejos mais concretos, como algum objeto, uma joia, por exemplo, ou algo que precise. Lembre dos verbos que costumam estar presentes na sua vida e que dizem sobre o seu potencial e seus propósitos (que podem sempre ganhar novos patamares), ou pense nos verbos que você gostaria de usar mais, que mostrem novos caminhos possíveis. Conecte-se com um momento só seu de silêncio ou acompanhado por uma música instrumental e vá encontrando e descobrindo o que faz sentido ou o que faz falta. Não deixe nenhum sonho de lado, coloque tudo no mural, tudo o que quiser.

O mood board pode ser digital, se você domina o Photoshop ou outra ferramenta de edição de imagens, mas o manual, usando cartolina, revistas, tesoura e cola, é bem mais relaxante e ritualístico. Aproveite as revistas ou jornais que já tem em casa e que não usaria mais para encontrar as imagens certas para o seu mural. Curta o momento e vire o ano com a mente e o coração na direção certa! Tenham um 2020 repleto de realizações, saúde e alegria!

Bom Ano- Novo!

VEJA O TED A BUSCA PARA ENTENDER CONSCIÊNCIA

LEIA TAMBÉM

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS

MÚSICAS PARA VIRAR O ANO BRINDANDO A VIDA

NOSSAS VIAGENS EM 2020

 

Foto: Joyce McCown, no Unsplash

Matérias relacionadas

TER UM OBJETIVO É IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA

Sentir que você tem um senso de propósito na vida pode ajudá-lo a viver mais, não importa a idade, de acordo com uma pesquisa publicada na Psychological Science, revista da Association for Psychological Science.

MOMENTOS PRAZEROSOS DETERMINAM VIDA MAIS LONGA

Depois de descobrir que a longevidade está relacionada aos momentos de satisfação e felicidade experimentadas ao longo do tempo, pesquisadores da University College, de Londres, entre outras instituições, mergulharam mais na questão.

MÚSICAS PARA VIRAR O ANO BRINDANDO A VIDA!

Para celebrar no Ano Novo em família ou entre amigos queridos, preparamos uma playlist com músicas leves e animadas com um clima de descontração na medida certa. Entre soul, jazz, bossa nova e releituras de hits nostálgicos, reunimos mais de 40 músicas para tocar na noite da virada!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]