VIAJAR PARA ISRAEL, UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O MODERNO E O ANCESTRAL

21.03.2022 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Existe uma emoção muito particular em viajar para Israel. Talvez pela importância histórica e espiritual que ela representa para o mundo e para diferentes fés, mas também pelos cenários tão únicos presentes ao longo do país.

No alto de colinas e caminhando por diferentes regiões, é natural percebermos que antigo e contemporâneo ali se encontram. Apesar de ser um país jovem, estabelecido por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, Israel é lar de cidades milenares! E é justamente esse contraste que torna o destino tão fascinante para quem tem o prazer de visitá-lo!

Uma terra ancestral

Jerusalém é local indispensável para toda e qualquer viagem por Israel. Primeiramente, porque representa uma grande miscelânea de culturas que coexistem há milênios. Berço para três das maiores religiões do mundo – Cristianismo, Islamismo e Judaísmo –, ela abriga pontos de interesse para cada uma delas.

Cúpula da Rocha Israel Cúpula da Rocha em Jerusalém, um dos sítios mais importantes do Islã

Muro das Lamentações Muro das Lamentações, local sagrado para judeus

Basílica do Santo Sepulcro Jerusalém Basílica do Santo Sepulcro, templo cristão na Cidade Antiga de Jerusalém

Monte das Oliveiras Israel Monte das Oliveiras, local onde Jesus proferiu um discurso

A capital israelense é ainda um excelente ponto de partida para outros passeios em cidades próximas. Aliás, este é um benefício em viajar para Israel: pequeno em extensão, o país pode ser percorrido de norte a sul em apenas 470 km. Conforme saímos da capital, é curioso perceber que os tons terrosos são substituídos por um oásis azul. Sinal de que chegamos ao famoso Mar Morto!

Mar Morto Israel Flutuação no Mar Morto

E mergulhar nessas águas terapêuticas é uma experiência que merece ser feita pelo menos uma vez na vida! Por mergulhar, entenda: flutuar. Afinal, é impossível afundar nesse grande lago, devido à sua alta salinidade. Nas proximidades, vale também visitar Massada, uma impressionante fortaleza militar construída pelo Rei Herodes no ano 30 a.C.

Massada Israel Parque Nacional Massada

Cenários históricos podem ser contemplados em todo país, sobretudo nas cidades portuárias. Algumas delas, entre as mais antigas do mundo! Esse é o caso de Jaffa, onde imigrantes, exércitos e comerciantes ancoravam seus navios há pelo menos 3.000 anos!

Jaffa Israel Porto de Jaffa ao entardecer

Antigas construções de pedra ainda existem por lá, porém hoje o porto dá lugar a restaurantes descolados com uma vista estonteante para o Mar Mediterrâneo. Além disso, ao desvendar Jaffa podemos encontrar charmosos ateliês de artistas e designers e outras lojas ótimas para garantir um souvenir.

A modernidade bate à porta

Enquanto Jaffa tem um visual ancestral, Tel Aviv representa tudo que há de mais moderno em Israel. O mais interessante é que poucos metros separam ambas, uma vez que a tecnológica cidade de Tel Aviv teve seu início no porto de Jaffa.

Tel Aviv Israel Vista de Tel Aviv, com o porto de Jaffa ao fundo

No quesito histórico, Tel Aviv também é bem jovem: foi fundada em 11 de abril de 1909. Logo após a sua fundação, a cidade recebeu milhares de prédios em estilo Bauhaus, escola alemã vanguardista de arte e arquitetura. Por isso, a Cidade Branca de Tel Aviv é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Bauhaus Tel Aviv Israel Maior concentração do mundo de prédios no estilo Bauhaus, em Tel Aviv

Tel Aviv Israel Construções modernas no centro da cidade

Em Tel Aviv, os arranha-céus típicos de uma grande metrópole dividem espaço com ruas floridas e uma atmosfera litorânea com toque de boemia. Essa vibrante mistura é a prova de que os israelenses são abertos ao novo, ao mesmo tempo em que valorizam sua História milenar!

Orla Tel Aviv Israel Charmosa orla em Tel Aviv

 

Matérias relacionadas

VIAJAR EM GRUPO PELO BRASIL: DESTINOS PARA QUEM AMA A NATUREZA

Viajar em grupo pelo Brasil nos permite desvendar suas vastas belezas, enquanto em ótima companhia! Para quem ama estar em contato com a natureza sem abrir mão do conforto, optar por um roteiro planejado com antecedência é o ideal. Conheça esses dois destinos nacionais estonteantes incluídos na nossa programação em grupo para 2022!

ANTIGOS SEGREDOS DE JERUSALÉM NOS PRATOS MAIS DESEJADOS DO MUNDO

Assaf Granit é um dos chefs mais badalados do momento. Ele e sua comida conquistaram território internacional e representam juntos a força cultural e histórica de Isarel, especialmente, de sua capital onde o chef nasceu e cresceu. O chef é a cara de uma Jerusalém que sabe orquestrar lindamente passado, presente e futuro.

POR QUE VIAJAR EM GRUPO COM A DONATO?

Viajar em grupo com a Donato é a escolha de quem valoriza boas companhias, atendimento personalizado e comodidade. Conheça 6 razões para embarcar conosco em sua próxima jornada pelo mundo. 

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]