7 MARAVILHAS DA NATUREZA NA AUSTRÁLIA

12.06.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Na Austrália, o inesperado é sempre uma certeza. O país continental abriga cenários diversos e simplesmente deslumbrantes. Do litoral cristalino até a imensidão do deserto, a natureza na Austrália traz muitas oportunidades para se surpreender. O destino, que fecha nossa jornada pelo mundo em novembro de 2019, tem alguns pontos que costumam entrar na lista de todo viajante e outros ainda pouco explorados.

Aqui compartilhamos 7 maravilhas da natureza que não podem faltar em uma visita à Austrália!

Jardim Botânico Real de Sydney

Sydney tem um clima multicultural de metrópole, ao mesmo tempo em que preserva muito bem seus espaços verdes. O Jardim Botânico Real é, sem dúvidas, um dos mais especiais. Com 200 anos de história e um intenso trabalho de pesquisa, é a instituição científica mais antiga do país e está entre as mais importantes do mundo.

Um passeio por seus jardins agrada não apenas os entusiastas da botânica, mas é também uma opção deliciosa para descansar e até mesmo fazer um piquenique enquanto aproveita a vista privilegiada da Baía de Sydney. Esse oásis na cidade promove ainda atividades e eventos para todas as idades (conheça mais sobre o jardim e sua programação aqui).

Jardim Botânico Real Sydney Austrália Vista aérea do Jardim Botânico de Sydney

Pedras dos Doze Apóstolos

Nos arredores de Melbourne está uma das estradas mais cênicas da Austrália, a Great Ocean Road. Passando por penhascos e um litoral paradisíaco, é uma experiência para contemplar paisagens intocadas. Pausas para fotografar certamente fazem parte da rota, especialmente quando chegar às Pedras dos Doze Apóstolos. Essas formações calcárias tem cerca de 45 metros de altura e são frutos de milhões de anos de erosão. Mais um exemplo de como a natureza na Austrália pode ser maravilhosa!

Pedras dos Doze Apóstolos Great Ocean Road Austrália

Pedras dos Doze Apóstolos na Great Ocean Road

Vila de Kuranda

As terras australianas abrigam, entre tantas riquezas, uma cultura ancestral. Curiosamente, a Oceania recebeu os povos mais antigos do planeta, e pesquisadores estimam que o continente foi habitado por tribos há mais de 60 mil anos. Ainda hoje, podemos encontrar algumas delas em vilas pelo interior do país, como a vila de Kuranda. Um lugar mágico que guarda as preciosidades da cultura aborígene e sua forma de viver.

Lá teremos a oportunidade de entrar em contato com essas pessoas e levar para casa lembranças produzidas por elas, como roupas de seda e algodão, peças de arte e joias exclusivas. Além de visitar a vila, vamos passear pelo teleférico Skyrail, com uma vista espetacular da floresta tropical. Essa será uma experiência singular do nosso roteiro ao país (veja os detalhes aqui).

Vila Kuranda Austrália Teleférico em Kuranda

Grande Barreira de Coral

Essa é a maior e mais famosa obra da natureza na Austrália, podendo ser avistada até do espaço! A Grande Barreira de Coral tem um valor inestimável e é considerada, desde 1981, um Patrimônio Mundial da Humanidade. O título reforça a importância desse tesouro nacional, que deve ser protegido e preservado. Por isso, o governo limita os impactos do uso humano, como a pesca na região. Mas é possível praticar um turismo consciente e conhecer essa área riquíssima para a fauna aquática, que é lar de 400 tipos de coral e 1.500 espécies de peixes, nas cores mais variadas e vibrantes!

Grande Barreira de Coral natureza na Austrália Grande Barreira de Coral

Uma dica para explorar esse destino — e praticamente qualquer outro no mundo — é usar as tecnologias disponíveis na internet. O Google Maps é um recurso muito interessante que mostra os lugares buscados como se estivéssemos lá, permitindo, inclusive, caminharmos pelas ruas com uma visão 360º. A novidade é que ele também funciona para alguns lugares debaixo d’água! O vídeo a seguir ensina como usar a ferramenta e, como exemplo, mostra o visual fascinante da Grande Barreira de Coral.

Albert Park and Lake

Na cidade de Melbourne, o Albert Park and Lake atrai locais e visitantes com sua vegetação exuberante e boas opções de lazer. São nove áreas de piquenique equipadas com churrasqueira, pistas para caminhada e ciclismo, campo de golfe, clubes de barco e vela, entre outras. Tudo isso cerca o lago, que proporciona uma vista inspiradora durante o ano inteiro. Ao redor do parque, acontece o Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada da Fórmula 1 no país. Para os amantes do automobilismo, é mais um motivo para a visita!

Albert Park Lake Melbourne Austrália Albert Park and Lake em Melbourne

Ayers Rock

Enigmático, curioso e estonteante: esse é o deserto australiano. É verdade que essa região é menos procurada pelos viajantes, mas isso não significa que ela não tenha atrações. É lá que se encontra a força e ancestralidade dos povos aborígenes. No Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, está o maior exemplo dessa relação transcendental: o Uluru ou Ayers Rock. Esse maciço rochoso com 8 km de circunferência é reverenciado por eles como uma criação de seres ancestrais. Além disso, as cavernas nos seus arredores guardam raras pinturas rupestres.

Por conta dos minerais, o Uluru tem uma coloração avermelhada intensa e bem característica. O visual fica particularmente especial com as mudanças da iluminação ao longo dia. Ao pôr-do-sol, é indescritível! Essa visita é outra novidade do nosso grupo à Austrália. Apesar de já ser um destino conhecido na programação da Donato, dessa vez preparamos um roteiro inédito. Mas esse é assunto para outra matéria do nosso blog, uma entrevista com a Roberta Donato (leia mais aqui).

deserto Austrália Deserto australiano

Uluru Ayers Rock deserto Austrália Uluru ou Ayers Rock

Manly Beach

Um clima típico de litoral australiano é o que podemos esperar em Manly Beach. Uma das praias preferidas de quem visita Sydney, ela divide suas areias branquinhas com jovens e famílias. E não é preciso se preocupar, existe espaço para todo mundo em seus 1,5 quilômetros de extensão! Se quiser curtir o mar, a melhor opção é ficar na piscina oceânica, uma área protegida e com poucas ondas. Já em Queenscliff, no norte da praia, a maior atração é o surf. Aliás, essa foi a escola de muitos surfistas campeões da Austrália. Que privilégio!

Manly Beach Sydney Austrália Manly Beach em Sydney

 

Veja o dia a dia do nosso grupo para a Austrália

 

Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

AUSTRÁLIA PARA CONHECER, REVER E SE SURPREENDER

Mais de uma década depois da nossa última visita à Austrália, estamos entusiasmados para rever esse lugar incrível sob uma nova perspectiva. Em uma conversa com a Roberta Donato, ela nos contou o que existe de mais especial nessa programação e por que ela é diferente de tudo que já fizemos!

COMO VIAJAMOS

Para quem cultiva o hábito de conhecer novos destinos ou revisitar paisagens já conhecidas e guardadas na memória, viajar é sempre uma possibilidade surpreendente! Selecionamos os melhores momentos do grupo que foi ao Sul da Itália em abril de 2017 para mostrar um pouquinho de como é viajar com a Donato.

CONTATO COM A NATUREZA É TERAPÊUTICO

Ter o costume de caminhar no parque e sair da cidade no fim de semana são hábitos que comprovadamente fazem bem ao ser humano. Pesquisadores canadenses sugerem que o contato com a natureza melhora a cognição, o humor e consequentemente a saúde em geral.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h