91 ANOS E DESBRAVANDO O MUNDO

2 de maio de 2018 em Novidades e Inspirações.
Escrito por: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Nunca é tarde para fazer o que se ama. Já vimos exemplos de pessoas que passam a vida toda ativas e engajadas, como a bióloga Sylvia Earle, que aos 82 anos continua na luta pela proteção dos oceanos (leia mais aqui), e o ciclista de 106 anos Robert Marchand, que até o ano passado ainda pedalava em competições sem precedentes (leia aqui)!

Elena Mikahilovana é mais uma inspiração, pela paixão que ela tem em conhecer novos lugares e culturas. A russa de 91 anos ganhou a admiração dos mais jovens ao postar nas redes sociais e no seu canal do Youtube suas aventuras pelo mundo afora (acompanhem seus passos pelo Instagram @babushka_1927).

Nascida na Sibéria em 1927, cresceu em um orfanato e teve uma vida pautada por dificuldades, inclusive pela Segunda Guerra Mundial – período em que trabalhou no campo para sobreviver. Hoje, tudo isso ficou no passado e ela encontra motivação no que mais lhe traz felicidade: viajar.

Essa fase transformadora começou aos 83 anos, quando decidiu que queria conhecer mais do mundo. A partir daí, dedicou sua aposentadoria ao sonho de viajar ao menos duas vezes por ano. Sempre independente, já conheceu diversos países, como Turquia, República Tcheca, Espanha, Alemanha, Itália, Vietnã e Israel.

Turquia Turquia

República Tcheca República Tcheca

Itália Itália

A fama de “vovó viajante” aconteceu de forma totalmente despretensiosa. Na viagem ao Vietnã, ela encontrou Ekaterina Papina, uma outra russa que se encantou com sua história e fez um post no Facebook sobre a nova amiga, alcançando milhares de pessoas. A partir daí, Elena recebeu o apelido carinhoso de Baba Lena e se tornou ativa nas redes sociais com a ajuda do seu neto.

Em uma entrevista ao portal britânico The Independent, ela disse: “É fácil fazer amigos quando viajo, porque as pessoas ficam curiosas em saber minha idade e oferecem ajuda. Elas me mostram tudo”. Elena também acredita que viajar é uma maneira de se sentir viva e não se preocupa com os obstáculos que podem surgir. “A principal coisa que aprendi na vida é que existem pessoas boas em todos os países. Não há nada a temer, porque você só morre uma vez”, afirmou ela.

 Baba Lena em suas viagens recentes

Uma prova das amizades feitas durante essas viagens se deu no ano passado, quando completou 90 anos e decidiu comemorar o aniversário na República Dominicana. A comunidade russa no país organizou para Baba Lena uma festa de aniversário com o tema de navio pirata!

  Sua festa de aniversário de 90 anos

A cada novo destino, Elena transmite alegria por realizar seus sonhos. Em uma legenda postada com uma foto da sua viagem a Phuket, na Tailândia, ela escreveu: “A vida é muito curta para desperdiçá-la no desânimo, quantos lugares maravilhosos e pessoas maravilhosas eu encontro no meu caminho! Muito obrigada.” Assim, até dá vontade de esbarrar com ela em algum lugar no mundo, não?

+ Por que viajar traz tanta felicidade? 

 

Matérias relacionadas

SYLVIA EARLE: AOS 82 ANOS UMA DAS AMBIENTALISTAS MAIS ATIVAS DO PLANETA

Semana passada o Brasil deu ouvidos a uma das mais respeitadas vozes correspondentes de notícias do fundo do mar. A bióloga e oceanógrafa norte-americana Sylvia Earle veio lançar o livro A Terra é Azul

50 TONS DE VITALIDADE

Já faz um tempo, os cabelos grisalhos andam fazendo sucesso nas ruas e nas passarelas. Até quem ainda não entrou na terceira idade está aderindo os muitos tons de cinza da maturidade. Há

DE REPENTE 60!

Como um filme que passa sem a gente perceber, a vida também é uma surpresa que de repente nos mostra no espelho a conta dos anos já vividos. Me lembro quando notei os

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]