Enquanto esperamos as fronteiras se abrirem, contemplar obras de artistas conceituados continua possível através dos museus virtuais. Para isso, o Google Arts & Culture é uma plataforma completa e gratuita, disponível a todos que desejam sentir a emoção de viajar pelo universo artístico sem sair de casa.
Elencamos um passo a passo para usar esse aplicativo, assim você pode descobrir — e redescobrir — a arte pela tela do celular, tablet ou computador.
Primeiro passo: instalar o Google Arts & Culture
Aos aficionados por arte, esse é um aplicativo indispensável. Isso porque, além de compreender um acervo digital riquíssimo, ele disponibiliza o conteúdo em português (idioma dificilmente encontrado nos sites oficiais dos museus).
Clique aqui para instalar em dispositivos Android.
Clique aqui para instalar em dispositivos Apple.
Se preferir visualizar pelo computador, acesse o site aqui.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Dica 1: se as informações na sua tela estiverem em inglês, clique no botão “Traduzir com o Google”. Tanto no aplicativo quanto no site, essa função traduz automaticamente para o português.
Dica 2: existe a opção de cadastrar um e-mail e senha ao entrar no Google Arts & Culture. O cadastro não é obrigatório, no entanto, é desejável para desfrutar da função “favoritos” (falaremos mais sobre isso ao longo dessa matéria).
Entendendo a tela inicial: como desvendar a arte do mundo
Na tela inicial, o Google Arts & Culture mostra uma compilação de temas relacionados a arte – basta rolar a tela e descobrir. Por exemplo: atividades para fazer em casa, tours virtuais por museus e por cenários que inspiraram obras de arte, além da curiosa “Art Selfie”. Essa última encoraja o usuário a tirar uma foto dele mesmo, que será comparada a quadros do mundo inteiro.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Ao clicar no símbolo de lupa (no canto superior direito), um campo de pesquisa irá se abrir para digitar os assuntos do seu interesse. É provável que você tenha um artista preferido, talvez Van Gogh, Da Vinci ou Monet. Seja qual for, a busca exibe todo conteúdo relacionado: biografia, curiosidades, suas obras digitalizadas e tours virtuais por museus onde elas se encontram.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Museus virtuais e coleções: acervos completos
Da mesma forma, é possível ser guiado pela arte através do menu do aplicativo, acessível pelo botão no canto superior esquerdo. Ali, todas essas informações estão organizadas por categorias. Selecionamos três principais:
Explorar
O botão “explorar” mostra alguns atalhos que certamente facilitam a navegação do usuário. Nessa área estão catalogados os diversos artistas (são quase 10 mil ao todo!), os movimentos artísticos, bem como os materiais – tinta, gravura, escultura, fotografia – e outros tópicos relevantes.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Ainda é possível filtrar obras que retratam milhares de cidades, organizadas alfabeticamente. Por fim, outra função inovadora é a busca por tempo e cor: escolha o período que deseja explorar, da pré-história aos dias atuais, ou deixe que as cores guiem você pelas obras de arte.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Coleções
Aqui estão os principais museus virtuais do mundo inteiro. Que tal passear pelas telas impressionistas do Museu d’Orsay, em Paris? Desvendar Frida Kahlo no museu dedicado à artista na Cidade do México? Ou, então, se surpreender com as obras do Instituto Inhotim, em Minas Gerais?
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Navegue, de A a Z e conforme seus interesses, pelas coleções dos cinco continentes: Europa, Américas, África, Ásia e Oceania – é, literalmente, um mundo na tela do celular!
Temas
Diversos assuntos em voga ganham destaque nessa seção. Não apenas ideias relacionadas a arte, como também marcos históricos, curiosidades culturais, culinária e viagens.
Tudo explanado em séries de artigos e vídeos dinâmicos, como: “Nelson Mandela: 30 anos de liberdade”, “Conexões francesas: cultura de Calais a Marselha”, “Bauhaus Everywhere”, “Maravilhas de Portugal” e “História do Ioga”.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Para não esquecer: salvar e compartilhar temas preferidos
Com tantas informações para navegar, seria fácil perder. Por isso, o Google Arts & Culture tem a área “favoritos”, onde você pode guardar todos os assuntos de interesse para ver e rever sempre que quiser. Para que a coleção, o artista ou qualquer outro tema seja selecionado como favorito, clique no coração próximo ao título.
Foto: Reprodução do Google Arts & Culture
Vale relembrar: para utilizar essa função, você deve estar cadastrado com o e-mail. Ao lado direito do coração, existem outros ícones que permitem enviar o conteúdo aos seus contatos pelas redes sociais. Afinal, conhecimentos assim merecem ser compartilhados!
Outros conteúdos que podem te interessar:
+ Boas dicas para viajar sem sair de casa
+ Cursos e atividades gratuitos para fazer em casa nas próximas semanas
+ 5 melhores aplicativos para ouvir música no celular