O ROMANTISMO POÉTICO DE VIENA

22.10.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Em uma das nossas recentes viagens, conhecemos a fascinante capital austríaca. Foi o marco final do Cruzeiro pelo Rio Danúbio, que em junho de 2018 nos levou também à Alemanha, Hungria e República Tcheca e rendeu momentos deliciosos em cada cidade visitada. Mas em Viena experimentamos um sentimento singular, de pura poesia! Lá fomos transportados a tempos grandiosos de imperadores e imperatrizes ilustres e seus palácios. Jardins, óperas e museus completaram esse cenário dos sonhos, que reflete nas ruas um toque clássico e simplesmente apaixonante.

Viena merece uma vida toda para ser desvendada. Mesmo assim, em alguns dias arriscamos visitar seus pontos mais simbólicos e absorver o máximo que pudemos dessa cidade magnífica. Esperamos que nosso relato possa inspirá-los a conhecer esse lugar tão especial, repleto de arte e encanto, assim como nós voltamos de lá deslumbrados!

Viena Áustria Ruas de Viena

viena áustria Nosso grupo no tour pela cidade

Desembarcamos do navio AmaSonata às margens do Danúbio, segundo maior rio europeu e que banha outros nove países além da Áustria. Em terra firme, o city tour por Viena revelou a harmonia presente em suas ruas e construções. Para quem é aficionado por história, arte ou arquitetura, a cidade é de encher os olhos. Para quem não é, também. Sem distinção, cada um de nós sente a necessidade de parar e admirar os diversos edifícios históricos, com suas fachadas ornamentais em tons de marfim.

Um dos mais majestosos é o Palácio de Habsburg, que serviu de residência imperial por quase sete séculos e recebeu figuras importantes, como Maria Antonieta e a Imperatriz Isabel, mais conhecida como Sissi. Outra visita que ficou na memória é o Palácio de Schönbrunn, o “Versalhes da Áustria”. Pela comparação, já dá para imaginar a beleza e imponência dessa obra do século XVII, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Conhecemos ainda a Catedral de Santo Estêvão, uma entre as muitas igrejas pelo caminho. Com 136 metros de altura e quase um milênio de história, é um dos maiores exemplos do estilo gótico na Europa.

Palácio de Habsburg Palácio de Habsburg

Palácio de Schönbrunn Palácio de Schönbrunn

Catedral de Santo Estêvão Viena Nosso grupo em frente a Catedral de Santo Estêvão

Para garantir que todos possam curtir seus interesses individuais, promovemos momentos livres no roteiro. Por exemplo, para tomar um cafézinho ao final da tarde, acompanhado de alguma delícia da doçaria austríaca, como o típico strudel de maçã. Ou passear pelos centros comerciais e descobrir suas lojas mais charmosas para comprar lembranças da viagem. Depois, nos reencontramos para continuar a programação pelas principais atrações da cidade.

viena áustria Cafés e restaurantes no centro

Passeando pelo centro de Viena, estivemos sempre rodeados por museus, galerias e salas de concertos. Foi um grande prazer caminhar por esse ambiente que respira arte e alimenta nosso espírito com vivências preciosas. A Áustria é berço da música clássica e dos ritmos românticos da valsa, e na capital não poderia ser diferente. Assistir a uma ópera ou ballet, prática que parece tão distante e aristocrática para a maioria de nós, é habitual para os vienenses.

A Orquestra Filarmônica de Viena, uma das mais conceituadas do mundo, pode ser apreciada na Opera House. Apresentações de música e dança também conquistam palácios por toda a cidade, e em uma dessas ocasiões tivemos a oportunidade de assistir a uma ópera emocionante. Mas não é necessário se vestir de social para ouvir boa música. Em vários momentos durante nosso tour observamos pequenos concertos em espaços públicos. Instrumentistas talentosos, inclusive crianças, levam lindas melodias para as ruas de Viena e nos deixaram maravilhados.

Para os admiradores das composições clássicas, indicamos a playlist que criamos no Spotify exclusivamente para essa viagem. Ouça aqui.

música rua viena áustria Músicos nas ruas de Viena

O ápice da nossa visita aconteceu no Palácio Belvedere, edifício em estilo barroco considerado um dos mais bonitos do mundo. Incluindo jardins decorados com fontes e esculturas, o complexo é dividido em dois espaços principais: Belvedere Inferior e Belvedere Superior. O primeiro abriga o Museu do Barroco e o Museu de Arte Medieval, com exposições temporárias. Mas é no segundo que estão algumas das obras mais desejadas pelos visitantes do palácio, com destaque para a vasta coleção de Gustav Klimt.

Palácio Belvedere Viena Áustria Fachada do Belvedere Superior

palácio belvedere viena áustria Grupo em frente ao Palácio Belvedere Superior

jardins palácio belvedere viena áustria  Jardins do Palácio Belvedere

O pintor austríaco, que ganhou reconhecimento nos movimentos simbolista e art nouveau, representa o erotismo de uma forma muito delicada. Seus quadros mais famosos ressaltam a figura feminina, com mosaicos, ornamentos e enfeites em motivos florais. O mais célebre dos trabalhos de Klimt é “O Beijo”, inspirado no próprio pintor e sua amada, Emilie. E foi no embalo dessa linda expressão de amor que nos vimos deslumbrados, e gratos pela oportunidade de conhecer de perto uma obra de tamanha sensibilidade.

o beijo kustav klimt belvedere viena áustria “O Beijo”, uma das obras mais fotografadas pelos visitantes, em registro feito pelo fotógrafo local Colin Vickers, que nos acompanhou nesse e em outros passeios por Viena

o beijo kustav klimt belvedere viena áustria “O Beijo”, óleo sobre tela por Gustav Klimt em 1908

Ao final dessa jornada, só temos a agradecer pela adorável companhia dos nossos viajantes. É muito bom poder compartilhar as experiências vividas e os lugares emocionantes que passaram pelo nosso caminho. Viena certamente tem um espaço reservado em nossos corações, pela riqueza cultural e artística que preenche a cidade. Mas esse é apenas um pedacinho do que o mundo tem a nos oferecer. Seguiremos com novos destinos, outros roteiros planejados com carinho, boas amizades e muitas histórias a contar!

+ Conheça nossa programação para 2019

 

Matérias relacionadas

A ALMA POÉTICA DA PROVENCE

Alguns destinos têm um encanto indiscutível, um certo charme que conseguimos sentir mas não descrever em palavras. A Provence é um deles! Parece que nem a mais fiel fotografia pode transmitir sua verdadeira atmosfera poética.

A ARTE DE VIVER E A ARTESANIA DE VIAJAR

Viajar com a segurança de que tudo vai dar certo não tem preço! É isso que faz com que todo o caminho, desde a preparação da mala até a volta para casa, seja pleno de alegria e de tranquilidade. E é exatamente sobre isso que vamos conversar aqui, sobre como algumas escolhas impactam no valor de nossas viagens e por quê.

O MEDITERRÂNEO COM UMA PITADA DE HISTÓRIA E OUTRA DE ARTE

Em setembro estamos de partida em para um dos roteiros mais deliciosos pelo Mediterrâneo. Vamos às fantásticas ilhas Sicília e Malta! Por isso, falamos com a professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro e ela nos conta um pouco mais sobre a magia dessa região cheia vida, história e arte.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]