Cidades e passeios preferidos, cenários marcantes e sabores únicos são nossas lembranças dos últimos meses em destinos maravilhosos ao redor do mundo!

RETROSPECTIVA 2017

Escrito por: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

As épocas festivas costumam despertar em nós reflexões sobre o que passou durante o ano. Nesse clima um pouco nostálgico, fizemos uma retrospectiva dos grupos de 2017 sob a perspectiva da família Donato, que acompanhou cada uma das viagens. Cidades e passeios preferidos, cenários marcantes e sabores únicos são nossas lembranças dos últimos meses em destinos maravilhosos ao redor do mundo!

Sul da Itália
Nosso roteiro que começou em Nápoles, passou por Costa Amalfitana, Puglia e Sicília privilegiou os sabores da culinária italiana. Degustações de vinhos nas tradicionais vinícolas Feudi di San Gregorio e DonnaFugata marcaram nosso paladar, assim como as sobremesas feitas de Limoncello – um licor de limão produzido e bastante consumido no sul do país.

Também destacamos Amalfi, pequena província à beira-mar com rochedos altos e praias de águas límpidas. Outro passeio inesquecível? Pompeia, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C e hoje é um sítio arqueológico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 Grupo na vinícola DonnaFugata, na Sicília

 Vista de Amalfi, na Costa Amalfitana

 Ruínas de Pompeia

Cruzeiro Fluvial pelo Reno
Navegar pelos rios da Europa em um navio com 75 cabines e um atendimento impecável já vale a experiência. Tudo isso combinado ao visual das cidades medievais ao longo das margens do rio Reno é fantástico!

Nosso itinerário incluiu pontos na Holanda, Alemanha, França e Suíça, priorizando cidades pequenas e cheias de história. No início do roteiro, explorar Amsterdã com seus canais, becos e passeios de bicicleta foi muito agradável. O ápice da viagem foi a avenida dos Castelos à beira do o rio Reno, um mais lindo que o outro!

 Chegada do grupo em Amsterdã

 Ruas e canais em Amsterdã

 Catedrais e castelos às margens do Rio Reno

Cruzeiro pela Amazônia
A bordo do Iberostar Grand Amazon, navegar pelo Rio Negro nos permitiu uma conexão real com a natureza da Amazônia. Sem Internet por alguns dias, pudemos viver 100% o presente e aproveitar as belezas naturais da região.

A culinária local ofereceu iguarias ao paladar, entre elas, o tacacá. Durante um festival folclórico em Manaus apreciamos esse delicioso caldo que tem como base goma de tapioca, camarões secos e jambu – uma erva amazônica que provoca leve dormência na boca. Uma experiência inesquecível para todos os sentidos!

 Vista do navio Iberostar Grand Amazon

 Grupo passeando pelo Rio Negro

 Tacacá, prato típico da Amazônia

Alemanha
Na Alemanha desfrutamos uma cultura e um ambiente maravilhosos, especialmente do ponto de vista da eficiência e da organização. Lá visitamos as cidades onde os irmãos Grimm nasceram e passaram sua infância. Entre florestas, lagos e paisagens deslumbrantes vimos castelos como o Trendelburg, que inspirou a história da Rapunzel e nos recebeu com um almoço digno de reis. Também o “castelo da Branca de Neve”, onde tomamos café apreciando a vista da pequena cidade dos 7 anões.

Marburg foi a mais linda cidade por onde passamos, com sua igreja e a casas centenárias. Um ponto realmente único foi a cidade de Kassel, que a cada 5 anos é sede da exposição Documenta. Acompanhados pela professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro visitamos museus modernos, praças lotadas de obras de arte, um Parthenon de livros em frente ao Museu Fridericianum e o Parque Wilhelmshöhe com seus jardins e castelo.

 Grupo iniciando o roteiro em Frankfurt

 Castelo de Trendelburg, que inspirou o conto da Rapunzel

 Parque Wilhelmshöhe em Kassel

 Museu Fridericianum, sede da Documenta de Kassel

Canadá
A parte oeste do Canadá é para os amantes da natureza! Desde nossa chegada em Calgary até o final do roteiro em Vancouver não paramos de ver paisagens naturais, lagos maravilhosos, cachoeiras e geleiras. O destaque fica para o Lake Moraine, o mais bonito de todos os lagos canadenses. Também nos encantamos com a pequena cidade de Banff, localizada dentro do parque nacional que leva o mesmo nome.

Um momento descontraído e muito gostoso foi o piquenique surpresa à beira da estrada no caminho para a cidade de Kamloops. Por fim, foi na visita à cidade de Victoria que vimos os Butchart Gardens – um grupo de jardins com mais de 700 espécies de flores.

 Grupo na cidade de Calgary

 Lake Moraine no Parque Nacional de Banff

 Butchart Gardens em Victoria

Espanha
O norte da Espanha nos surpreendeu pela gastronomia bastante premiada com estrelas Michelin. Sem dúvidas, os pontos altos da viagem foram a degustação com almoço na vinícola Marquês de Riscal, que nos presenteou com uma sequência de pratos deliciosos, e o almoço no Parador de Santiago de Compostela, onde fomos recebidos em um salão clássico lindíssimo que já serviu reis no passado.

Cada uma das cidades visitadas tinha seu charme, mas uma delas vai ficar para sempre em nossa memória: Laguardia, considerada uma das 10 cidades mais medievais da Europa.

 Grupo no Parador de Santiago de Compostela

 Cidade Medieval de Laguardia

Inhotim
No interior de Minas Gerais, esse museu a céu aberto é uma preciosidade nacional que fizemos questão de revisitar na companhia da professora de História da Arte Anamelia. Assim que entramos em Inhotim, nos deslumbramos com seu rico cenário botânico – entre a variedade de espécies, vimos carvalhos, o magnífico Tamboril e Oiticas.

Em harmonia com a natureza, estão projetos arquitetônicos e monumentos enigmáticos. Alguns dos preferidos são: De lama Lâmina (um grande domo feito de aço e vidro), Beam drop Inhotim (escultura formada por vigas jogadas do alto de um guindaste) e Narcissus Garden Inhotim (uma série de bolas de aço, que representam o narcisismo).

 Natureza no Instituto Inhotim

 Professora Anamelia em frente ao De lama Lâmina

 Obra Beam drop Inhotim

Ilha de Comandatuba
Mais uma vez a Bahia nos presenteou com dias maravilhosos de sol. Esse tradicional grupo que parte para o hotel Transamérica Comandatuba já acontece há 10 anos na Donato e sempre renova nossas energias antes das festas de final de ano. O melhor da viagem é poder reunir famílias e suas várias gerações!

O resort pé na areia é um dos nossos preferidos, com complexo aquático e opções de entretenimento pra todas as idades. E a comida? Maravilhosa! Destaque para a noite baiana com um bobó de camarão incrível e a cocada de forno com sorvete de creme que merecia bis!

 Vista aérea do Transamérica Ilha de Comandatuba

 Restaurante pé na areia no Transamérica Comandatuba

 Família andando de bicicleta pelo resort

Nosso 2017 não seria completo sem o grupo de Réveillon com a família Donato, que esse ano tem como destino a Riviera Maya no México. Mas essas lembranças ficarão para outro post… Aguardem as novidades!

E assim, nos despedimos de 2017 com vontade de explorar ainda outros lugares maravilhosos pelo planeta! Então, que venha 2018! Vamos com a gente?

 

+ Veja nossa programação para 2018