TECNOLOGIA NA MATURIDADE: COMO LIDAR COM AS NOVIDADES + DICAS DE APPS

22.10.2020 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Já percebeu como o uso da tecnologia na maturidade vem crescendo rapidamente?

Se em algum momento existiu resistência à mudança, hoje são muitas as facilidades dessa nova “era” que se tornaram indispensáveis para todas as faixas etárias. Entre elas, o contato com amigos e familiares pelos aplicativos de conversas, chamadas por vídeo e redes sociais – uma relação que se potencializou durante o isolamento social.

Quando se trata dos baby boomers, geração nascida entre as décadas de 40 e 60, estar familiarizado com a tecnologia também faz parte do convívio. Ainda assim, são muitas novidades surgindo a todo momento e é normal que sintam a necessidade de se atualizar. Para entender melhor esse tema, conversamos com a professora de informática Paula de Lima.

COMO TUDO NA VIDA: ESSE É UM APRENDIZADO

Basta observar a relação das crianças com os aparelhos eletrônicos para ficarmos admirados com a naturalidade de suas ações. Claro que o fato de já nascerem cercadas por celulares e tablets é um grande facilitador. Para a maioria dos adultos, no entanto, esse aprendizado acontece de forma mais consciente e às vezes exige maior concentração.

tecnologia diferentes gerações

Com o intuito de encurtar a distância entre pessoas e tecnologia, Paula se coloca como uma mentora. Ela tem experiência em gestão no meio corporativo e voluntariado em ONGs para alfabetização de crianças e adultos. Com toda essa bagagem e um verdadeiro amor pelo ato de ensinar, Paula decidiu compartilhar seus conhecimentos digitais também com os mais maduros.

Logo após seu primeiro aluno 60+,  em 2010, recebeu muitos outros por indicação. Diferentemente dos cursos tradicionais de informática, ela não propõe módulos fechados. Em um bate-papo, pergunta quais são as reais necessidades da pessoa e é exatamente isso que irá ensinar. Além disso, adapta sua metodologia de forma individual. Percebe se o aluno aprende melhor observando, escrevendo ou repetindo – assim foca naquilo que irá facilitar a memorização.

tecnologia na maturidade

Entre as dúvidas mais comuns, Paula destaca algumas. Onde e de que forma organizar arquivos e e-mails para encontrá-los facilmente quando precisar? Como realizar tarefas bancárias por aplicativo? E fazer compras online de forma segura? Para essas e outras práticas cotidianas, bem como para fins de lazer que envolvam a internet, ela se coloca à disposição.

Recentemente, com o isolamento social, ela conta que houve um aumento na procura por sua mentoria. Isso porque muitas pessoas sentiram que essa era a hora de aprender a “se virar de uma vez por todas” no mundo digital. Tanto para questões mais burocráticas quanto para participar do convívio familiar virtualmente, quem vive a maturidade busca essa independência!

tecnologia na maturidade

Aos interessados em conhecer melhor o trabalho da professora Paula, ela deixa seu contato:

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (11) 99299-0676

DICAS DE APPS QUE FACILITAM A VIDA APÓS OS 60 ANOS

Aproveitando o tema, selecionamos 6 aplicativos que vale a pena conhecer!

LastPass

Esse gerenciador de senhas guarda as informações pessoais com total segurança, inclusive para compras online. Basta lembrar a senha mestra do LastPass, assim ele preencherá automaticamente todos os logins de acesso em outros aplicativos e sites.

tecnologia na terceira idade

Clique aqui para instalar o app LastPass em dispositivos Apple.

Clique aqui para instalar o app LastPass em dispositivos Android.

Também disponível para computador, clicando aqui.

Big Launcher

O aplicativo modifica o celular, tornando os ícones maiores e mais fáceis de serem localizados. Não é apenas indicado para pessoas da terceira idade, mas para qualquer um que tenha doenças oculares. Existe ainda um botão de SOS que aciona, em um click, um contato de emergência pré-definido.

Atualmente, o app Big Launcher está apenas disponível para dispositivos Android.

Para usuários de dispositivos Apple, o aplicativo “Atalhos” é uma alternativa similar que permite criar atalhos pessoais com as funções mais usadas. Em alguns modelos mais recentes, o app já vem instalado de fábrica. Se o seu aparelho Apple não tiver, clique aqui para baixar.

Rádio Saudade

A estação FM 99,7 pode ser sintonizada na cidade de Santos, no litoral paulista. Para moradores de outros locais, é possível baixar o aplicativo da rádio e aproveitar grandes sucessos nacionais e internacionais das últimas décadas, a partir dos anos 60.

rádio saudade

Clique aqui para instalar o app Rádio Saudade em dispositivos Apple.

Clique aqui para instalar o app Rádio Saudade em dispositivos Android.

Também disponível para computador, clicando aqui.

Peak

O app propõe pequenos desafios que estimulam diferentes habilidades – memória, linguagem e pensamento crítico – a fim de manter a mente ativa. Com 25 jogos rápidos, o treino pode ser personalizado de acordo com as preferências do usuário.

Clique aqui para instalar o app Peak em dispositivos Apple.

Clique aqui para instalar o app Peak em dispositivos Android.

Caixa de Remédios

De forma prática, essa agenda digital organiza os medicamentos e emite lembretes na hora certa de tomá-los. Além disso, ao apontar a câmera do celular, o app lê o código de barras da embalagem e traz uma descrição do remédio (o que é, quais seus componentes, quais dosagens existem, etc).

Atualmente, o app Caixa de Remédios está apenas disponível para dispositivos Android.

Para usuários de dispositivos Apple, o aplicativo “Hora do Remédio” é uma alternativa similar. Clique aqui para baixar.

Tocalivros

Uma opção interessante para ouvir seus livros preferidos sendo narrados em alto e bom som. O aplicativo brasileiro inclui mais de 2.000 títulos – entre gratuitos e pagos – e plano mensal com mais funções, como baixar os audiolivros para ouvir offline, bem como controlar velocidade e marcar páginas.

aplicativo audiolivro

Clique aqui para instalar o app Tocalivros em dispositivos Apple.

Clique aqui para instalar o app Tocalivros em dispositivos Android.

Claro que a tecnologia é uma ótima aliada, mas não precisa ser a resposta para tudo. Afinal, existem prazeres insubstituíveis, como reencontrar pessoas queridas e abraçá-las além da telinha do celular!

* Paula de Lima é Administradora, Professora & Terapeuta. Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística. Sua missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.

 

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar de:

5 dicas básicas para você dominar o Spotify

Como guardar fotos e vídeos de viagem com segurança na web

5 melhores aplicativos de música no celular

 

Matérias relacionadas

BOAS DICAS PARA VOCÊ VIAJAR SEM SAIR DE CASA

Nossa equipe buscou diversas fontes de conhecimento, inclusive experiências de outros viajantes, para criar um conteúdo rico e interativo. Nessa matéria você irá encontrar um compilado de livros digitais, quizzes e playlists que criamos especialmente para inspirá-los nessa jornada de descobertas!

VIDA ATIVA NA MATURIDADE: NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR E RECOMEÇAR

Para aqueles que não conseguem ficar parado e apostam numa vida ativa, não existe limite e o mundo está cheio de convites; seja para colocar em prática um talento já comprovado ou mesmo para aflorar uma nova aspiração. É tempo também de realizar um sonho antigo e de viver plenamente em estado produtivo!

O QUE ENSINAR AOS MAIS NOVOS?

O que ensinar aos mais novos enquanto aprendemos juntos uma outra consciência sobre envelhecer nos diferentes momentos da vida? A proposta é: vamos nos olhar frente a frente e imaginar um espelho entre nós que mostra uma das poucas verdades da vida. Criança ou adulto, jovens ou velhos, todos estão no mesmo processo.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]