2 LIVROS E O MUNDO DOS VINHOS NAS SUAS MÃOS

21.06.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Para simplificar e ao mesmo tempo sofisticar o vocabulário e o conhecimento a respeito do mundo dos vinhos, indicamos 2 livros que funcionam como guias essenciais e complementares! Um para descomplicar noções difundidas de forma rígida pelos experts e outro que ensina não apenas o básico, mas tudo o que pode fazer de um leitor atento um bom conhecedor do assunto.

Seja para iniciantes ou especialistas, eles trazem informações organizadas para que, além de tudo, seja muito mais fácil chegar ao sabor ideal para cada ocasião e prato. Harmonização, origens, regrinhas e todo tipo de orientação é tratada nos textos para que a experiência com a bebida passe a ser mais natural, prazerosa e também embasada. Afinal, por trás de todo rótulo há muita história, e modos de produzir e combinar aromas.

As Novas Regras do Vinho

Recém-lançado (ainda de 2019) pelo selo Companhia de Mesa, da editora Companhia das Letras, que apresenta ouros títulos de gastronomia, As Novas Regras do Vinho do famoso crítico Jon Bonné é um guia ilustrado criado para desmistificar as complexidades em torno do assunto. A ideia é ajudar o leitor a se tornar um consumidor mais consciente, intuitivo e feliz. Livre para ir em busca de seus sabores preferidos e ainda descobrir como combinar vinhos com pratos, dos mais elaborados aos mais simples.

Na contracapa, a editora já deixa o recado instigando os leitores que querem encontrar esse novo olhar proposto pelo autor: “Prepare-se para boas notícias, como a de que o preço do vinho raramente reflete sua qualidade; ou a de que não há estação para se tomar rosé; ou ainda, e principalmente, a de que uma boa garrafa pode ser desfrutada a qualquer momento — e não só em datas especiais!”.

Jon Bonné é crítico americano, consultor e colunista de vinhos premiado por suas resenhas em mais de vinte anos de carreira no jornalismo. É editor da revista Punch e também autor dos livros The New California Wine e The New French Wine (ainda para ser lançado). Bonné é um nome para ficar no radar, uma referência que pode ser acessada a qualquer momento, já que ele alimenta constantemente suas redes sociais para compartilhar o que anda descobrindo de interessante (vejam o seu Instagram @jbonne).

O Guia Essencial do Vinho – Wine Folly

Escrito por Madeline Puckett e Justin Hammack, editores do site Wine Folly, uma das maiores referências na Web sobre vinhos, O Guia Essencial do Vinho – Wine Folly, publicado pela Intrínseca (2016), vem com gráficos e ilustrações para facilitar a absorção de informações que antes pareciam tão distantes dos amantes do vinho. Ele abrange tudo o que uma pessoa precisa saber para dominar conceitos básicos dos vinho, seus tipos, características, e como devem ser servidos. Cita as uvas mais comuns e outras ainda não tão conhecidas pelo público geral e com mapas aponta suas regiões produtoras pelo mundo.

Segundo a editora, neste livro, os autores “espanaram a poeira que cobria o assunto e abriram as portas para muitos iniciantes: aqueles que queriam conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidavam com toda a pompa”. O guia também ensina sobre harmonização, técnicas de degustação e tem sido considerado pela mídia especializada um dos melhores guias para quem quer se aproximar ou mesmo se aprofundar no universo dos vinhos.

Para quem quiser se manter informado com as dicas e impressões de Madeline, que também é sommelier, Justin e outros autores do Wine Folly, basta acompanhar suas publicações. A leitura é em inglês mas as informações são universais, já que os bons vinhos circulam pelo mundo todo!

E, pelo mundo, também buscamos os sabores dos vinhos direto nas regiões produtoras mais especiais em viagens que incluem experiências enogastronômicas como nos seguintes roteiros que acontecem ainda este ano: Cruzeiro Fluvial pelo Reno (em agosto), Mendoza e Salta (em outubro), e Austrália (em outubro). Outras boas oportunidades de conhecer mais sobre uma das bebidas mais cultuadas interessantes da História!

BAIXEM NOSSO LIVRO DIGITAL: HISTÓRIAS E DICAS PARA QUEM AMA VINHOS

*foto Aliis Sinisalu, no Unsplash

Matérias relacionadas

O MUNDO NA CABECEIRA: 8 LIVROS PARA INSPIRAR OS VIAJANTES!

Juntamos a fome com a vontade de comer e indicamos 8 livros para os apaixonados por literatura e viagens! Grandes escritores, inspirados por paisagens e culturas diversas, nos convidam como guias para nossos sentidos e imaginação.

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

LA RIOJA, SEUS VINHOS E SABORES

La Rioja, no Norte da Espanha, é considerada a “Bordeaux da Espanha”, produzindo vinhos que certamente estão entre os melhores e mais premiados do mundo. Para conhecermos mais sobre o sabor e as peculiaridades do "vinho Rioja", conversamos com a sommelière paulistana Luciana Natale.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]