CURIOSIDADES DA CULINÁRIA AUSTRALIANA

27.06.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Quando você pensa na Austrália, qual é a primeira coisa que vem à mente? Talvez sejam as belezas naturais ou a imensidão de cenários diferentes em um único país. Mas existem outras formas de conhecer esse destino singular, entre elas, seus pratos típicos. Nessa matéria selecionamos curiosidades sobre a culinária australiana. Alguns sabores são exóticos e inéditos para o resto do mundo. Outros já são queridos entre os brasileiros, o que torna a visita ao país uma experiência deliciosamente familiar!

Fazer um “barbie” nunca é demais

Carinhosamente apelidado de “barbie”, o barbecue (churrasco) é bastante popular na Austrália. É também parte da vida social, já que os australianos gostam de se reunir com os amigos e familiares para assar alguma carne. Então, se você for à casa de um morador local, aos parques públicos e até mesmo às praias, provavelmente irá encontrar uma boa estrutura para esse preparo.

Clima ensolarado, churrasco e cerveja gelada — uma combinação que é a cara do Brasil! Mas também existem algumas diferenças entre o churrasco brasileiro e o australiano. Para começar, o molho barbecue é um acompanhamento indispensável por lá. Também é curioso, para nós brasileiros, os cortes de carne que são consumidos na Austrália.

Além da tradicional costela de porco, não é raro encontrar nas grelhas a carne de canguru. Com um gosto bem característico de carne de caça, é uma rica fonte de proteína, e apesar de ter pouca gordura, é muito macia e adocicada. Para quem gosta de conhecer novos sabores, provar essa iguaria australiana é uma experiência única!

Churrasco ao ar livre Churrasco ao ar livre

Petiscos variados e para toda hora

É impossível ir à Austrália e não se deliciar com as tortas salgadas. Podem ser em tamanho família ou em porções individuais, facilmente encontradas nas lanchonetes para um lanche da tarde. O sabor mais tradicional é o de carne moída e purê de batatas, mas as combinações são diversas, podendo incluir cogumelos, queijo e vegetais. As características marcantes são o recheio suculento coberto por molho e a massa folheada. Parecem as empadinhas que costumamos comer no Brasil, ainda mais saborosas!

Com forte influência da cultura britânia, o país também pegou gosto pelos fish and chips. Os filés de peixe fritos com batata frita e molho tártaro são a cara do verão australiano. É fácil encontrar esse aperitivo nas praias de Sydney e Melbourne, onde os australianos se reúnem para aproveitar o visual à beira mar. Sem pressa e contemplando o pôr do sol, esse é um verdadeiro clássico.

fish and chips australia Fish and chips

Doces & mais doces

Não dá para negar que os australianos têm uma queda por doces. Entre as receitas mais queridas está o lamington, considerado o bolo nacional da Austrália. Se assemelha ao nosso prestígio, mas com suas particularidades: a massa deve ser bem leve, como um pão de ló, e a combinação de chocolate com coco ralado fica por conta da cobertura. Para completar, pode ser recheado com creme ou geleia.

lamington doce australia Lamington

Os biscoitos anzac são outra tradição. Costumam ser preparados no dia 25 de abril, o Anzac Day, quando tropas australianas e neozelandesas venceram uma importante batalha da Primeira Guerra Mundial. A história do biscoito está fortemente ligada às famílias dos soldados, já que eram as esposas que preparavam a receita para ser enviada junto à ração de combate.

Mas o doce australiano mais conhecido mundo afora é a pavlova. Criada para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova quando ela visitou a Oceania, a torta com merengue, chantilly e frutas é uma favorita desde a década de 20 até os dias de hoje. Além da Austrália, a Nova Zelândia também reconhece essa como a sobremesa nacional do país — um doce tão delicioso quanto disputado!

Pavlova doce austrália Pavlova

Um sabor exclusivo da Austrália

Se quiser preparar um café da manhã tipicamente australiano, a torrada com manteiga deve acompanhar a, um tanto curiosa, vegemite. Apesar do visual parecido com creme de avelã, essa é uma pasta salgada feita a partir do extrato de uma levedura. A dica para quem nunca provou é passar camadas finas apenas para sentir um gostinho e não se assustar com sua picância.

Torrada com vegemite Torrada com vegemite

Comum na Austrália, esse é um produto dificilmente encontrado em outro lugar do mundo. E é provavelmente o sabor que mais desperta o interesse dos viajantes que visitam a região. Como já era de se esperar, a vegemite divide opiniões: uns amam, outros… nem tanto. Mas para descobrir esse sabor exótico, só provando direto da fonte!

 

Conheça nosso roteiro para a Austrália, com saída em novembro

 

Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

7 MARAVILHAS DA NATUREZA NA AUSTRÁLIA

Do litoral cristalino até a imensidão do deserto, a natureza foi realmente generosa na Austrália. Selecionamos belezas naturais que certamente merecem uma visita. Algumas fazem parte da lista de todo viajante ao país — outras ainda pouco exploradas e surpreendentes!

5 RESTAURANTES EM SÃO PAULO PARA CONHECER O MUNDO

A culinária é uma paixão que ultrapassa fronteiras. Não à toa, os restaurantes são locais que sempre atraem nossos olhares quando visitamos um novo destino. Para conhecer pratos típicos do mundo todo, separamos 5 dicas de restaurantes em São Paulo que valem a visita!

AUSTRÁLIA PARA CONHECER, REVER E SE SURPREENDER

Mais de uma década depois da nossa última visita à Austrália, estamos entusiasmados para rever esse lugar incrível sob uma nova perspectiva. Em uma conversa com a Roberta Donato, ela nos contou o que existe de mais especial nessa programação e por que ela é diferente de tudo que já fizemos!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h