É TEMPO DE COMEMORAR O CENTENÁRIO BAUHAUS

29.10.2018 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

O LEGADO BAUHAUS

Já faz quase 100 anos que a Alemanha viu nascer uma das principais escolas de arquitetura e design da contemporaneidade. A Bauhaus surgiu em um período crucial na Europa, que havia saído recentemente de uma Guerra Mundial, e teve na cidade alemã de Weimar o florescimento de ideias progressistas e visionárias. Para o principal articulador do movimento, o arquiteto Walter Gropius, o propósito da arte vai além da contemplação do belo; ela também pode ser útil. Com esse pensamento, as escolas de Artes e Ofício e Belas Artes da cidade se uniram, o que proporcionou uma troca de conhecimentos entre profissionais de diversas áreas, como arquitetos, pintores, músicos e artesãos.

Dessa forma, esperavam democratizar o acesso à arte e melhorar a vida do povo alemão. A indústria também teve um papel importante na produção dos objetos, que deveriam ser acessíveis ao combinar beleza e utilidade, por exemplo, cadeiras, luminárias e cinzeiros, além da própria aplicação na arquitetura. Alguns anos mais tarde, a escola se mudou para Dessau – também na Alemanha – onde a produção se intensificou e novas exposições foram feitas. A sede da escola em Dessau permanece no mesmo local, hoje um grande símbolo do que o movimento representa, com seu visual simples e, ao mesmo tempo, inovador.

escola Bauhaus Dessau Alemanha Fachada da escola Bauhaus na cidade de Dessau

Em 1933, a ascensão do nazismo, que se opunha à escola por não seguir sua orientação política, causou o fechamento da Bauhaus como espaço físico. Mas seus ideais já estavam solidificados nas pessoas. Muitos professores e alunos emigraram para outros países na Europa e para os Estados Unidos, onde puderam continuar suas atividades. Um século se passou e ainda reconhecemos a relevância da Bauhaus em vários aspectos. Por isso, é tempo de celebrar essa escola que deixou tantos legados!

CELEBRANDO NO BRASIL

O centenário Bauhaus acontecerá no ano que vem, mas as homenagens já começaram em vários países influenciados por sua estética e filosofia, com exposições, simpósios e debates. Inclusive no Brasil, que tem na cidade de São Paulo a exposição bauhaus imaginista: Aprendizados Recíprocos, inaugurada no Sesc Pompeia em 24 de outubro.

Na Donato Viagens nós valorizamos a arte em suas diferentes vertentes e estamos animados ao promover encontros preciosos para nos aprofundarmos no assunto. Por isso, ao longo dos próximos meses, vamos reunir os amantes das artes para visitarmos juntos essa exposição sem precedentes. Todos os encontros terão a presença da Professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro.

Anamelia Bueno Buoro professora história da arte Professora Anamelia Buoro em viagem cultural da Donato

Para ela e todos aqueles que conhecem as metodologias de aprendizagem dessa escola, o sentimento é de euforia! “O mundo ocidental, que já está familiarizado com a Bauhaus, sabe a importância da existência dessa escola. Não é à toa que novos museus estão surgindo nessa comemoração dos 100 anos”, ela nos contou. Essa é a oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre o tema de grande celebração.

EM TERRAS ALEMÃS

A querida Anamelia acompanha os grupos culturais da Donato pelo Brasil e pelo mundo há quase 20 anos. Ela é companhia indispensável para os nossos viajantes, que não precisam ser profissionais de arte ou estudiosos, mas gostam de receber um pouco mais de informações culturais durante as viagens. Sob sua luz visitamos destinos como Inhotim, Sicília e Malta, a Exposição Documenta de Kassel, e agora nos preparamos para comemorar os 100 anos da Bauhaus em terras alemãs. Vamos beber direto da fonte, em uma viagem que privilegia as cidades berço dessa escola de vanguarda. Enquanto nossa equipe planeja esse roteiro, nós começamos uma imersão cultural na Bauhaus e você é nosso convidado para participar das visitas guiadas à exposição!

Em breve, lançaremos novos textos sobre a Bauhaus, influente na nossa vida até os dias de hoje. Esperamos que possam acompanhar!

A primeira visita à exposição bauhaus imaginista: Aprendizados Recíprocos será no dia 13/11/18, com vagas limitadas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3555-8000.

 Aos interessados na viagem “Artes: Alemanha nos 100 anos de Bauhaus”, pedimos que nos avisem para entrarmos em contato assim que o roteiro for lançado.

+ Saiba mais sobre os artistas presentes na exposição “bauhaus imaginista: Aprendizados Recíprocos.”

+ Conheça a trajetória da Professora Anamelia.

 

Matérias relacionadas

A ALMA POÉTICA DA PROVENCE

Alguns destinos têm um encanto indiscutível, um certo charme que conseguimos sentir mas não descrever em palavras. A Provence é um deles! Parece que nem a mais fiel fotografia pode transmitir sua verdadeira atmosfera poética.

O MEDITERRÂNEO COM UMA PITADA DE HISTÓRIA E OUTRA DE ARTE

Em setembro estamos de partida em para um dos roteiros mais deliciosos pelo Mediterrâneo. Vamos às fantásticas ilhas Sicília e Malta! Por isso, falamos com a professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro e ela nos conta um pouco mais sobre a magia dessa região cheia vida, história e arte.

VIAGENS SONHADAS

De criança, nas férias na fazenda de meu pai, Suely e eu sonhávamos com as viagens que faríamos juntas. E desde lá viajamos muito, com Qamal, com a Donato Viagens, nossos filhos, sobrinhos e tantos amigos, por cantos os mais diferentes no Brasil e no Mundo. Destas experiências familiares e pessoais, tão gostosas e ricas, e das nossas experiências profissionais, sem percebermos foi sendo criado um projeto conjunto: “Europa e Arte”.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]