Com sua natureza exuberante e povos verdadeiramente acolhedores, o Sudeste Asiático é um destino dos sonhos para muitos viajantes. Uma vez que esta é uma região longínqua para nós, brasileiros, é essencial aproveitar o deslocamento para conhecer profundamente os países escolhidos para a sua viagem.
Elencamos cinco deles que não podem faltar em seu roteiro!
Tailândia, onde o Budismo reflete a alegria
País de litoral incrivelmente cristalino, a Tailândia também é marcada por sua forte espiritualidade. Só na capital, Bangkok, por exemplo, são encontrados pelo menos 400 templos budistas. No país inteiro, o número passa da dezena de milhares. Com seus Budas dourados e ornamentos únicos, é difícil decidir qual o mais belo entre os templos! Mas, sem dúvidas, o Grand Palace (antiga residência real) merece entrar nessa concorrida lista.

Phra Borom Maha Ratcha Wang, conhecido como Grande Palace, em Bangkok
Muito dinâmica e vibrante, a capital ainda divide seu espaço entre tuk-tuks, mercados coloridos e, sobretudo, pessoas de sorriso amável. Afinal, nem toda a agitação é capaz de tirar a essência desse povo, que é conhecido pela “sà- nùk”. Na língua local, o termo significa “diversão” ou mesmo “encontrar prazer nas atividades cotidianas” – um sentimento que os tailandeses levam como estilo de vida. Inspirador, não?

Tuk-tuks e mercado flutuante na capital tailandesa
A espiritualidade inerente de Laos
Os habitantes de Laos compartilham um passado doloroso, já que passaram por uma guerra civil entre as décadas de 60 e 70. No entanto, se mantém otimistas para o futuro. A vida continua em paz, especialmente em Luang Prabang. Ali, é comum observarmos monges andando tranquilamente pelas ruas e fazendo suas atividades ao redor dos diversos templos.
Monges laosianos durante a tradicional cerimônia Tak Bat, em que recebem donativos
A beleza de Laos está nos detalhes, como nas árvores floridas e na confluência sagrada dos rios Mekong e Khan. Além disso, a cidade exibe exemplos da arquitetura colonial francesa. Inclusive, seu vasto patrimônio arquitetônico, cultural e religioso foi responsável por incluir Luang Prabang na lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.
Vista aérea de Luang Prabang, com suas construções típicas
Paisagem pitoresca às margens do Rio Mekong
Vietnã: beleza e resiliência
Assim como outros países do Sudeste Asiático, o Vietnã tem uma história marcada por dificuldades. Por tudo que viveu, o povo vietnamita é exemplo de força e resiliência. Ho Chi Minh (antiga Saigon), que foi base para as tropas estadunidenses durante a guerra, hoje é um sinônimo de vitalidade e crescimento.
Panorama de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã
Enquanto no extremo norte do país, Hanói também mescla tradição e modernidade. A cidade exibe orgulhosa templos antigos e prédios recém-construídos, bem como museus e diversas opções de comidas de rua deliciosas.
Vendedor em Hanói com chapéu típico do Sudeste Asiático
Edifícios modernos em Hanói, iluminados à noite
Por fim, uma visita ao Vietnã só pode ser completa com uma navegação por Ha Long Bay, uma baía belíssima, que inclui 3000 charmosas ilhas de calcário. Conhecida pelas águas verde-esmeralda, seu nome significa “dragão descendente”. Segundo a lenda vietnamita, os deuses enviaram dragões para proteger o país há milhares de anos.
Ha Long Bay, considerada um Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO
Camboja e os templos mais icônicos do Sudeste Asiático
Certamente, você já se deparou com uma foto dos famosos Templos de Angkor. Localizados em Siem Reap, cidade no noroeste do Camboja, estes majestosos edifícios de pedra merecem tempo para serem apreciados e sentidos. Isso porque o local permite enxergar a inspiração divina, materializada em um enorme complexo, construído há mais de 800 anos!

Templos de Angkor Wat, um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo
Um vislumbre do futuro em Singapura
Aos que buscam conhecer também o lado moderno do Sudeste Asiático, vale incluir no roteiro Singapura. Nesta cidade-Estado, o viajante é atraído pelos arranha-céus e outras impressionantes construções. Por exemplo, Marina Bay Sands, um luxuoso hotel composto por três prédios de 200 metros de altura, interligados por uma piscina de borda infinita, que oferece a melhor vista da cidade!
Marina Bay Sands, o hotel 5 estrelas mais famoso de Singapura
Muitos dos monumentos em Singapura são fluídos e com formas orgânicas. Então, a sensação é de se estar em um mundo quase mágico, onde tecnologia e natureza se encontram e formam paisagens surreais. Destaque para Gardens by the Bay, que entrou para o Guinness Book como a Maior Estufa de Vidro do Mundo em 2015.
“Super árvores” futuristas no jardim botânico Gardens by the Bay
Os superlativos são comuns neste destino, pois o próprio Aeroporto de Singapura acumula alguns títulos. Foi eleito o melhor do mundo em 2023 na premiação Skytrax World Airport Awards, além disso, abriga a maior cascata interna do mundo, com a mesma altura de um um prédio de 12 andares!
Cascata com 40 metros de altura no Aeroporto de Singapura
O contraste entre um passado potente e um futuro promissor é o que podemos esperar de um roteiro ao Sudeste Asiático. Sem dúvidas, são destinos para surpreender os sentidos e tocar a alma para sempre!
Se você tem interesse pelo Sudeste Asiático, então vai gostar da nossa playlist personalizada sobre esse destino. Clique aqui para ouvir pelo Spotify.