VIAJAR E VIVER, EM PLENA ATIVIDADE AOS QUASE 90 ANOS

29.05.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Inspirações de pessoas que vivem plenamente a maturidade são cada vez mais comuns – e isso é maravilhoso! Já contamos algumas dessas histórias aqui no blog, como a da bióloga Sylvia Earle, que luta ativamente para a proteção dos oceanos (leia mais aqui), e de Robert Marchand, um ciclista centenário que quebrou seus próprios recordes (leia aqui).

Encontrar exemplos de vitalidade próximos de nós pode ser um estímulo ainda maior para seguirmos esse caminho. Hoje conversamos com a querida Célia Siqueira, uma viajante que nos acompanha há tempos, para tentarmos entender o segredo dessa juventude. Aos 89 anos de idade, sua energia é surpreendente!

Praia Omaha Normandia França Célia em recente viagem com a Donato

Combinar um horário para bater um papo com a Célia já nos deu uma boa ideia do estilo de vida que ela segue. Pela manhã, tem encontro marcado com as aulas de natação. Alguns afazeres do dia a dia também entram na agenda, que é bem cheia. Logo percebemos que essa liberdade e o anseio por estar sempre em movimento são o combustível para manter a alma jovem.

Parte indispensável disso é viajar. Uma atividade que se tornou frequente depois que os filhos cresceram e ela se viu com mais tempo para explorar o mundo. O marido, no entanto, ainda tinha uma rotina ocupada trabalhando como médico. Quando encontrava alguma brecha, a Célia logo escolhia o próximo destino para conhecerem. Com um carro alugado e sem muitas programações a seguir, as viagens eram feitas ao bel-prazer, como ela lembra. Assim, conheceram os Estados Unidos e boa parte da Europa.

rodovia Estados Unidos

rodovia Europa Rodovias nos Estados Unidos e Europa

Já sem a companhia do marido, ela seguiu criando memórias com amigas, familiares e até mesmo sozinha em destinos diversos. Uma viagem marcante foi quando partiu do interior de São Paulo até o Deserto do Atacama, no Chile. Junto a uma das filhas e o genro, o percurso feito todo de carro revelou paisagens inesquecíveis. Outro país que ela lembra com carinho é a Índia, que visitou 7 vezes! As amizades em comum com uma professora de ioga trouxeram oportunidades preciosas para desvendar essa terra que respira tradição e espiritualidade.

Deserto do Atacama Chile Deserto do Atacama

deli delhi Índia Índia

Em uma dessas ocasiões, ela conheceu um jeito novo de viajar e que hoje define em uma palavra: comodidade. Por indicação das amigas viajantes, Célia participou do seu primeiro grupo com a Donato para o Marrocos, no início dos anos 2000. Desde então, temos o prazer de contar com sua presença em roteiros pelos quatro cantos do mundo. Só no último ano, a lista foi longa e diversa – para todos os gostos e interesses!

Depois de navegar com a gente pela Provence, na França, ela decidiu continuar na Europa para emendar outra viagem. Que disposição, não? Dessa vez um roteiro cultural para as ilhas de Sicília e Malta, ao sul da Itália, que ela ainda não conhecia. E não temos dúvidas de que esteve cercada de boas companhias! Além da professora de História da Arte Anamelia e da Suely Donato, fundadora da agência e sua amiga pessoal, a viagem contou com outra presença especial: a filha Maria Célia.

Rolling Geeks Ilha Malta Europa

Passeio Rolling Geeks Ilha Malta Europa Célia e a filha Maria Célia em passeio pela ilha de Malta

Ilha Malta Europa Grupo em Malta, setembro de 2018

E as programações para 2019 já começaram a todo vapor! Em abril, o Egito nos recebeu para um cruzeiro pelo Rio Nilo. Depois de ter conhecido o destino nos anos 90, a Célia encontrou agora uma chance para revisitar essa cultura emblemática. Com a animação que é sua marca registrada, ela acompanhou o grupo em cada passeio da programação e inclusive agitou o tempo livre. Além das famosas pirâmides de Gizé e do Templo de Edfu, ela garante que existe muito o que ver! Contou que pretende voltar ao país africano futuramente para conhecer ainda outros pontos, como o novo Museu do Cairo.

Pirâmides de Gizé Egito Célia nas Pirâmides de Gizé

Templo de Edfu Egito Grupo no Templo de Edfu, no Egito

Mais recentemente, em maio, estivemos juntos em outro cruzeiro pelo norte da França. Partindo de Paris, seguimos para a histórica e fascinante Normandia. Passamos por cidades medievais e cenários que parecem ter saído de uma pintura impressionista, até as famosas praias dos desembarques do Dia D. A Célia nos contou que também já tinha percorrido a região de carro com o marido, mas que valoriza as oportunidades para retornar a um destino. Ela afirma que cada viagem traz novas perspectivas e mesmo um local já conhecido pode surpreender!

Porto Honfleur Normandia França Porto de Honfleur, na Normandia

Normandia norte da França Grupo na Normandia

monumento les braves praia omaha Normandia França Célia na praia de Omaha, ao fundo o monumento “Les Braves”, que homenageia os soldados que participaram do Dia D

Como os planos não podem parar, o mês de setembro já tem programação garantida para a Alemanha. Ela, que foi ao país em momentos diferentes – antes e depois da queda do muro – disse que uma visita nunca é igual a outra. Arriscamos dizer que a próxima será ainda mais especial. Nós escolhemos a data dessa viagem justamente para coincidir com os 90 anos da Célia, afinal, não faltam motivos para celebrar! O roteiro cultural terá dupla comemoração, já que 2019 é também o ano do Centenário Bauhaus, uma das principais escolas de arquitetura e design da contemporaneidade (veja os detalhes da viagem aqui).

Nessa grande aventura que é a vida, a Célia é especialista. A lista de destinos visitados é grande, assim como a árvore genealógica. São 6 filhos, 16 netos, 12 bisnetos e uma boa dose de incentivo por parte da matriarca para que eles também explorem novos lugares. E como não se inspirar com um exemplo desses? Com muita disposição, ela nos mostra que viver é o bem mais precioso e uma constante oportunidade para redescobrir o mundo!

+ Conheça nossa programação em grupo

 

Gosta de viajar na leitura?

Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!

Baixe gratuitamente aqui.

 

Matérias relacionadas

CORES E AMORES DA PRIMAVERA NA HOLANDA

Viver no próprio tempo é um dos maiores prazeres de viajar. Foi com essa filosofia que o casal Ângela e Haroldo aproveitou intensamente a colorida e apaixonante Holanda, um dos destinos escolhidos para comemorarem os 40 anos de casamento. Eles nos contam como foi essa experiência inesquecível e compartilham as fotos mais lindas que tiraram por lá!

A LONGEVIDADE EM ESTUDO – 4 LIVROS IMPERDÍVEIS!

Isso sim é o que chamamos de longevidade, uma vida inteira com a alma e o espírito acesos! Para inspirar aqueles que estão nesse processo interno e maravilhoso de descobertas, listamos 4 livros que têm como tema a longevidade, o envelhecer, o tempo e a plenitude de viver as mudanças que o tempo traz. 

A PROVENÇA PARA SER VIVIDA E LEMBRADA

Para Marly Vidal, viajar é uma paixão antiga. Em 2001, ela conheceu o projeto de roteiros de arte que costumamos realizar ao menos uma vez por ano. O destino, daquela vez, era pela Europa incluindo a região da Provença, na França. Não teve dúvidas de que seria mais uma oportunidade de estar em contato com um mundo muito maior, experimentando vida, arte e cultura em boa companhia.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]