Nossa série de matérias aqui no Blog da Donato sobre o centenário da Bauhaus resgatou a história da icônica escola de design alemã (leiam no texto É tempo de comemorar o centenário Bauhaus), suas influências no mundo (Bauhaus: da Alemanha para o mundo) e no Brasil (Influências da arquitetura Bauhaus no Brasil). Também falamos sobre os seus grandes nomes (leiam Os grandes nomes da escola Bauhaus). Agora, é hora de focar nas possibilidades para quem quer se aprofundar ainda mais no assunto.
Aos amantes da arte e do design, a Bauhaus inspira até hoje e é uma fonte inesgotável de ideias. Visitar seu universo criativo e funcional traz luz ao cotidiano e dá significado ao que vemos e tocamos. Portanto, seguem algumas dicas para um estudo ou uma aproximação mais íntima com o legado da escola.
EXPOSIÇÃO
Até o final do mês, dia 29 de abril de 2019, o CCBB de São Paulo abriga a mostra “Paul Klee – Equilíbrio Instável”, que reúne pela primeira vez na América Latina mais de 100 obras de Paul Klee, um dos nomes mais expressivos da Bauhaus, e também um de seus professores mais famosos. São pinturas, gravuras, fantoches, desenhos e objetos pessoais do artista suíço. A mostra é um passeio por muito dos estilos de arte que Klee experimentou em suas produções, incluindo o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo. No 24 de abril de 2019, a professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro vai acompanhar um grupo em uma visita guiada ao mundo estético de Paul Klee no CCBB. Quem tiver interesse em participar, mande email para [email protected].
FILMES
Existe uma série de filmes e documentários disponíveis livremente na Internet sobre a escola Bauhaus, e também sobre o Paul Klee. Listamos alguns deles, com os links (basta clicar em cima do título para ir direto ao filme)!
Ad Parnassum mostra o período em que Klee lecionou na escola (o documentário é em alemão e não tem disponível com legenda, mas as imagens são impressionantes e a partir delas é possível um encontro interessante com a escola)
Especial 100 anos Bauhaus uma panorama geral e histórico da escola e seus desdobramentos pelo mundo, as mulheres que fizeram parte do movimento estético e outras facetas da Bauhaus em 100 anos de influência.
Bauhaus the face of 20th century: um documentário abrangente sobre a história e a estética da Bauhaus.
LIVROS
Walter Gropius e a Bauhaus, de Giulio Carlo Argan é um estudo sobre o arquiteto alemão que criou a Bauhaus. O livro foi originalmente publicado em 1951 e é uma obra de referência para pesquisadores do assunto.
Curso da Bauhaus, de Wassily Kandinsky, é uma obra teórica sobre a arte e o fazer da arte escrita pelo pintor Kandinsky, que também foi professor da escola Bauhaus. No recheio, textos de suas aulas que aconteceram de 1922 a 1933. Uma referência também para os praticantes do desenho ou da pintura.
VIAGEM
Para coroar todas as formas de aprender sobre e celebrar a Bauhaus, uma viagem pode ser a cereja do bolo e uma oportunidade ímpar de mergulhar ainda mais nos conceitos e nessa história que é uma das mais importantes da modernidade. Em setembro, um grupo parte com a Donato Viagens para a Alemanha na companhia da professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro. O intuito é explorar cidades que fizeram parte do circiuto inteligente, emocional e artístico do país que ajudou a fundar a Bauhaus. Com início em Leipzig, o roteiro também passa por Dresden. Weimar (berço da Bauhaus), Dessau (a meca dos estudantes de design e arquitetura e um dos lugares mais movimentados pelas comemorações do centenário) e termina na efervescente Berlim.
Seja qual fora a sua escolha para conhecer mais sobre a Bauhaus, todas as nossas dicas são oportunidades de viver esse movimento de forma especial. Esperamos que tenham gostado e que aproveitem uma ou outra, ou todas elas juntas! E viva a Bauhaus!
Leia sobre a nossa viagem pela Alemanha nos 100 anos de Bauhaus, em setembro de 2019
Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?
É só preencher o formulário abaixo!
Gosta de viajar na leitura?
Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!
Baixe gratuitamente aqui.