5 SURPRESAS QUE ENCONTRAMOS NA NORMANDIA

19.09.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Em maio, temos um encontro marcado com as paisagens poéticas e históricas mais deslumbrantes do norte da França. Pelo Rio Sena, navegaremos tranquilamente até cidades medievais, jardins inspiradores e cenas que parecem ter saído de uma pintura – muitas, de fato, retratadas nas obras de artistas ilustres. A Normandia é também lar de uma culinária admirada e uma ativa cena cultural. Entre as atrações que encontramos na região, selecionamos 5 que definitivamente não podem passar despercebidas!

ARTE EM SEU ESTADO MAIS PURO

Algumas das obras mais representativas do Impressionismo foram inspiradas nos cenários da Normandia. Monet foi um dos grandes nomes do movimento, criado por ele no século XIX. O pintor eternizou o espelhado fascinante nas águas do porto de Honfleur, enquanto na cidade de Rouen produziu sua famosa série de trinta e uma pinturas da Catedral Gótica de Notre-Dame em diferentes horas do dia e do ano, cada uma delas com particularidades da iluminação naquele momento. Mas talvez suas obras mais famosas sejam os jardins batizados com o seu nome. Em Giverny, os jardins de Monet cercam a casa onde o pintor residiu por mais de 40 anos e um dos seus lugares preferidos no mundo. O jardim aquático tem um visual único, e seu reflexo parece o cenário de um lindo sonho!

porto honfleur normandia Porto de Honfleur

jardins monet Jardins de Monet em Giverny

Já em Auvers-sur-Oise, podemos seguir os passos do holandês Van Gogh, que durante sua estada de meros 70 dias produziu uma vasta coleção. Foi nessa charmosa vila que ele passou seus últimos dias e se inspirou para um despertar de criatividade. Tantos outros, como Renoir, Degas e Manet, também são importantes nomes do movimento e cujas obras podem ser vistas em terras normandas. Sem esquecer a arquitetura notória da região, que não deixa de ser uma monumental forma de arte. O maior exemplo é a cidade de Le Havre, totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas que se reergueu e hoje abriga o Museu de Belas-Artes, a maior coleção de pinturas impressionistas depois do Musée d’Orsay, em Paris.

AS MELHORES MAÇÃS PARA IGUARIAS DA CULINÁRIA

A Normandia aproveita muito bem a fartura de maçãs na região para receitas deliciosas. A fruta pode ser inclusive incorporada em pratos salgados, mas são as sobremesas que ganham o coração de qualquer local ou viajante. Não deixe de provar a clássica torta de maçã e os sucres de pommes, doce tradicional da cidade de Rouen, criado em 1592 por um farmacêutico como uma cura para a melancolia e a dor de garganta. Se o “remédio” funcionava, não sabemos, mas o sucesso foi tanto que se tornou obrigatório nas confeitarias e até hoje é uma boa pedida após o almoço ou para acompanhar o chá da tarde.

sucre de pommes Doce típico à base de maçã

As bebidas também se beneficiam da maçã, bastante notada na cidra e no licor Bénédictine, que pode ser bebido com gelo antes de uma refeição ou depois, sozinho, como um digestivo. É também por vezes utilizado como base para muitos drinks famosos. Já o pommeau é uma mistura de suco com aguardente de maçã, em especial a Calvados, exclusiva da Normandia. Tomar um shot de Calvados com sorvete de maçã, o “Trou Normand”, é um costume para limpar o paladar entre os diferentes pratos da rica culinária normanda.

FORTALEZAS INGLESAS EM TERRAS FRANCESAS

Em algum momento da vida, todos nós já lemos ou ouvimos falar sobre o famoso rei inglês Ricardo Coração de Leão. Foram diversos os seus feitos durante a Idade Média, com destaque para as  Cruzadas, quando ganhou sua reputação como guerreiro e grande líder militar. O que muitos não sabem é que ele também foi Duque da Normandia e responsável pela construção de igrejas, castelos, abadias e outras admiráveis obras da arquitetura, que tornaram a Normandia uma das mais ricas províncias de seu reino. Na cidade de Les Andelys, o Château Gaillard é um de seus principais legados. À beira do poético Rio Sena, esse castelo medieval datado do século XII compõe um cenário apaixonante e de uma potência atemporal.

Château Gaillard Château Gaillard

A MEMÓRIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PERMANECE VIVA

Impossível visitar a Normandia e não reconhecer sua importância histórica para a Segunda Guerra Mundial. Foram nas lendárias praias ao norte da França que mais de 150 mil soldados Aliados desembarcaram para a operação que iniciaria a libertação de territórios ocupados pelos nazistas. Aquele 6 de junho de 1944, o célebre Dia-D, não vive apenas na recordação dos seus participantes, mas tem resquícios reais que podem ser vistos pelos visitantes em alguns pontos, como Longues-sur-Mer. Nessa antiga fortificação, estão gigantescas peças de artilharia alemãs que permanecem em suas plataformas de concreto. Já Arromanches-les-Bains abriga os remanescentes do porto que serviu para desembarque de tropas e equipamentos.

longues sur mer Artilharia alemã em Longues-sur-Mer

Ao longo de 80 km, também podemos encontrar memoriais para os heróis da guerra, museus que preservam essas lembranças e um cinema que exibe imagens de arquivo da batalha. A simbólica escultura Les Braves, na praia de Omaha, é uma das homenagens à coragem dos combatentes. O peso da história é inegável, mas apesar disso a região hoje deixa transparecer sua atmosfera leve e tranquila. Isso tudo tem grande significado para os franceses e, a cada ano, eles demonstram sua gratidão aos norte americanos pelo papel decisivo que tiveram durante o combate, data que será celebrada em 2019 pelos seus 75 anos!

les braves omaha beach Escultura Les Braves, na praia de Omaha

praia arromanches Tranquilidade na praia de Arromanches-les-Bains

 A HOSPITALIDADE DOS LOCAIS

A Normandia pode mudar totalmente sua percepção de que os franceses são fechados para outras culturas. A região atrai viajantes do mundo inteiro e os locais acolhem a todos de braços abertos, especialmente nas áreas históricas, que são bastante procuradas por conta dos vestígios do Dia-D. Mas também nas ruas, mercados e restaurantes tenha a certeza de ser bem atendido, com a gentileza de um povo que sabe receber!

+ Conheça nosso roteiro Cruzeiro Fluvial pela Normandia, em maio de 2019

 

Matérias relacionadas

7 MOTIVOS PARA CONHECER CARTAGENA EM 2019

Já estamos sonhando com o primeiro destino da nossa programação de 2019. Para quem também é apaixonado pela atmosfera contagiante do Caribe, a cidade de Cartagena, na Colômbia, oferece muitos atrativos em uma viagem cultural e, acima de tudo, relaxante. Aqui selecionamos 7 motivos para você incluir essa cidade irresistível no seu itinerário para o próximo ano.

POR QUE ZAGREB É IMPERDÍVEL NA CROÁCIA

Fora dos roteiros convencionais, a Croácia tem um potencial escondido que torna o destino ainda mais especial para quem tem a oportunidade de estar em suas terras. O país é conhecido por seu litoral arrebatador, mas aqui contamos por que a capital, Zagreb, também é imperdível nesse roteiro!

A ALMA POÉTICA DA PROVENCE

Alguns destinos têm um encanto indiscutível, um certo charme que conseguimos sentir mas não descrever em palavras. A Provence é um deles! Parece que nem a mais fiel fotografia pode transmitir sua verdadeira atmosfera poética.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]