A ALMA POÉTICA DA PROVENCE

22.03.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Escrito por: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Alguns destinos têm um encanto indiscutível, um certo charme que conseguimos sentir mas não descrever em palavras. A Provence é um deles! Parece que nem a mais fiel fotografia pode transmitir sua verdadeira atmosfera poética.

Mesmo assim, quem passou por lá fez questão de mostrar ao mundo a beleza que encontrou. Artistas como pintores, escritores e dramaturgos se inspiraram nas cidades provençais para contar um pouco da alegria e da paixão que vivenciaram. A lista de nomes é extensa, mas elencamos aqui alguns que ganharam destaque ao retratar a alma encantadora da Provence.

Dos girassóis de Van Gogh às cerâmicas de Picasso

Nos últimos séculos, uma série de pintores fixaram residência em cidades da Provence. Em busca de um refúgio, o holandês Vincent Van Gogh foi de Paris para a pequena cidade de Arles em 1888 e lá encontrou temas de algumas das suas obras mais famosas. Retratou o icônico anfiteatro romano e produziu o belíssimo quadro Noite Estrelada sobre o Ródano – hoje exposto no Musée d’Orsay – além de outros 300 desenhos e pinturas.

E como não se lembrar dos famosos girassóis? Uma marca registrada de Van Gogh, o amarelo das flores representa bem o que é estar na Provence, lugar onde o sol está sempre brilhando e a natureza florescendo. Conhecida por seus 300 dias de sol por ano, a região é naturalmente alegre e cheia de vida! Talvez essa tinha sido a maior motivação do pintor, que viu ao ar livre a paz de espírito que buscava.

 Anfiteatro romano na cidade de Arles

girassóis provence sul frança Girassóis nos campos da Provence

Um dos ícones da arte moderna, Henri Matisse, gostou tanto do sul da França que passou lá boa parte da vida, até seus últimos dias em 1954. Segundo o pintor e escultor, a região litoral sul do país era o paraíso. Também viu na luz do sol uma inspiração para suas obras e, combinando cores intensas, foi capaz de transmitir a sensação do infinito (como lembra a amiga e viajante Marly Vidal no relato sobre a viagem que fez à Provence. Leia aqui.)

Os amores de Pablo Picasso eram muitos e a França com certeza era um deles. O pintor e escultor espanhol, naturalizado francês, chegou a comprar um castelo nas montanhas da Provence, tamanha sua admiração pela beleza do lugar. Mas foi na litorânea Vallauris, na Riviera Francesa, que teve um ápice criativo muito além das pinturas. Lá ampliou seu vasto acervo de cerâmica, produzindo 4.000 peças em um período de 7 anos. Sua inspiração? Arriscamos dizer que a vista indescritível do Mediterrâneo deve ter a ver com isso!

riviera francesa frança Mar Mediterrâneo na Riviera Francesa

Música e poesia 

A Provence também foi o lar de grandes músicos e poetas. Essa atmosfera apaixonante inspirou o ganhador do Prêmio Nobel da Literatura de 1904, Frédéric Mistral, em seus romances e contos. Um dos mais significantes é Mirèio, poema a qual dedicou 8 anos de seus esforços. Essa é a história de um amor proibido entre um casal de classes diferentes, uma espécie de Romeu e Julieta igualmente intenso e surpreendente.

É um consenso que a música clássica toca direto o coração e as composições de Darius Milhaud são exemplos disso. De Marseille para o mundo, é um dos maiores compositores do século XX, influenciado por estilos variados como o jazz e pela música popular brasileira. Para os admiradores da música, recomendamos nossa playlist exclusiva do Spotify com esse e outros representantes dos estilos franceses. Ouça aqui.

Histórias que merecem ser contadas

As lembranças da nossa infância são momentos que ficam eternizados na alma. Para o escritor francês Marcel Pagnol, não foi diferente. O que torna especial é a forma como ele contou essas experiências em seus dois livros: A Glória de Meu Pai e O Castelo de Minha Mãe, também adaptados para o cinema. Na casa de campo da família, na Provence, vemos as aventuras de Marcel ao descobrir as maravilhas ao seu entorno, os segredos e surpresas escondidas nas montanhas. O cenário é inspirador!

campos provence Campos na Provence

vinícola provence frança Vinícola na Provence

É difícil imaginar o mundo da arte sem grandes nomes como esses – e muitos outros que, se fôssemos entrar no mérito, dariam assunto para mais um texto. Alguns nascidos na Provence, outros atraídos por sua beleza, mas todos envolvidos por essa alma que pede a poesia. Tudo isso mostra como a região é uma fonte inesgotável de inspiração!

+ Veja nossa programação para o Cruzeiro Fluvial Pela Provence, com saída em setembro

 

Matérias relacionadas

O MEDITERRÂNEO COM UMA PITADA DE HISTÓRIA E OUTRA DE ARTE

Em setembro estamos de partida em para um dos roteiros mais deliciosos pelo Mediterrâneo. Vamos às fantásticas ilhas Sicília e Malta! Por isso, falamos com a professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro e ela nos conta um pouco mais sobre a magia dessa região cheia vida, história e arte.

VIAGENS SONHADAS

De criança, nas férias na fazenda de meu pai, Suely e eu sonhávamos com as viagens que faríamos juntas. E desde lá viajamos muito, com Qamal, com a Donato Viagens, nossos filhos, sobrinhos e tantos amigos, por cantos os mais diferentes no Brasil e no Mundo. Destas experiências familiares e pessoais, tão gostosas e ricas, e das nossas experiências profissionais, sem percebermos foi sendo criado um projeto conjunto: “Europa e Arte”.

A PROVENÇA PARA SER VIVIDA E LEMBRADA

Para Marly Vidal, viajar é uma paixão antiga. Em 2001, ela conheceu o projeto de roteiros de arte que costumamos realizar ao menos uma vez por ano. O destino, daquela vez, era pela Europa incluindo a região da Provença, na França. Não teve dúvidas de que seria mais uma oportunidade de estar em contato com um mundo muito maior, experimentando vida, arte e cultura em boa companhia.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]