O MAPA DO MUNDO NA SUA MÃO

25.04.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Escrito por: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Uma das maiores graças de viajar pelo mundo é encontrar cenas que nunca vimos, e que possivelmente não veremos mais. Viver culturas distantes, conhecer hábitos, paisagens e sabores podem inspirar reflexões sobre o que é realmente essencial e humano em todo canto. Essas são experiências que marcam profundamente, e sutilmente ampliam nosso olhar e jogo de cintura para a vida.

Há lugares onde tudo isso pode acontecer de forma mais intensa, geralmente, países de culturas exóticas ou destinos ainda considerados inusitados. Em todos eles, sempre sentimos algo em comum, uma sensação de encantamento, e também de pertencimento. Podemos ir longe, mas em algum detalhe, em alguma cena, reconhecemos os nossos próprios traços, imagens e semelhanças. Sentimos a presença de um inconsciente coletivo que nos une como cidadãos de um mundo sem fronteiras.

O mapa do mundo, aliás, nunca esteve tão na palma da mão como agora. É hora de mergulhar nas suas possibilidades! Talvez muitos ainda não tenham ido a um dos países mais interessantes da Ásia Central, o Uzbequistão, ou nunca ouviram falar da ilha mediterrânea de Malta. Talvez pensar em visitar a Patagônia pareça um desafio apenas para aventureiros. A boa notícia é que tudo mudou!

Hoje, o Uzbequistão recebe cada vez mais visitantes e está mais do que preparado para nos surpreender com a simpatia do seu povo. Já é reconhecido como um lugar hospitaleiro que guarda uma história milenar e cidades monumentais. Sua arquitetura é marcante e denota a força da sua fé. A capital Tashkent foi a quarta maior cidade da União Soviética, e em 1966 destruída por um terremoto. Hoje está reconstruída e exibe templos islâmicos dos mais apreciados do mundo. Outra característica positiva do país é que sua religião não é vivida de forma radical, por isso os turistas podem se sentir à vontade e não é necessário que se cubram com panos como em outros países islâmicos.

uzbequistao

+ Vejam o dia a dia do nosso roteiro pelo Uzbequistão com o grupo que parte em novembro

Malta é tão especial e interessante quanto a sua famosa vizinha Sicília. Colonizada pelos ingleses, lá todos falam inglês e a comunicação acontece fácil. A mistura de vida contemporânea, com noites agitadas, e as ruelas de pedra entre um templo e outro monumento histórico é rica! Pequenas vilas de pescadores e os típicos barcos coloridos pintam as paisagens que estão sempre rodeadas pelo azul vibrante do mar Mediterrâneo. Os passeios a pé ou de barco são sempre garantia de boas histórias e de momentos que fazem valer a viagem. Contamos mais sobre Malta em dois textos publicado recentemente (leiam clicando em cima dos títulos: O Mediterrâneo com uma pitada de História e outra de Arte e Um pedacinho surpreendente da Europa).

malta viagem

+ Vejam os detalhes do roteiro que parte em setembro para Sicília e Malta

Também é possível visitar glaciares sem congelar, ir ao “Fim do Mundo” e voltar no maior conforto durante um cruzeiro pela Patagônia. Entre o Chile e a Argentina esse é um território remoto de beleza estonteante e um clima austral único. Entre os parques mais lindos do mundo, a região ainda é cheia de hotéis charmosos, restaurantes e uma vida silenciosa que inspira e renova. Seus canais revelam maciços e cores no céu que mudam com o vento e o tingem como uma obra de arte. Contamos mais sobre a Patagônia e sua história em dois textos do nosso blog (leiam clicando em cima dos títulos: Os parques mais deslumbrantes da Patagônia e O que você precisa saber antes de conhecer a Patagônia).

patagonia viagem em grupo

+ Vejam mais sobre a viagem de cruzeiro pela Patagônia em outubro

 

Matérias relacionadas

UMA VISITA APAIXONANTE AO CORAÇÃO DA ROTA DA SEDA

Aventurar-se pelo mundo é um sentimento cultivado por todos nós, que somos apaixonados por viagens, mas é imprescindível ter conhecimento sobre os destinos antes de visitá-los. Por isso, fomos pessoalmente a um dos territórios mais singulares do mundo e que está na programação da Donato para 2018: o Uzbequistão.

UM PEDACINHO SURPREENDENTE DA EUROPA

Uma grande motivação para conhecer um destino pode ser justamente o fato de ele não ser tão conhecido. Adicionar originalidade a um roteiro pela Europa é a premissa de uma pequena e surpreendente ilha chamada Malta.

OS PARQUES MAIS DESLUMBRANTES DA PATAGÔNIA

A Patagônia é um destino para os apaixonados pela natureza e pelos momentos inspiradores que ela proporciona. Um território entre Argentina e Chile que guarda os parques nacionais mais lindos do mundo! Mostramos 4 deles aqui!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]