TRADIÇÕES AO REDOR DO MUNDO: QUANTAS DELAS VOCÊ CONHECE?
28.01.2021 em
Cultura. Autor do post: Priscila Esteves,
publicitária e colaboradora da Donato.
Estar aberto a explorar o novo é um hábito que podemos adquirir bem antes de embarcar, por exemplo ao ler sobre curiosidades e tradições ao redor do mundo. Clima, história, crenças e gastronomia são alguns dos muitos fatores que, combinados, tornam cada cultura simplesmente única!
Elencamos cinco nações e contamos alguns de seus costumes mais marcantes. Quantos deles você conhece?
Gaita de fole e kilt: legados da Escócia
Símbolo nacional da Escócia, a gaita de fole tem uma origem controversa. Alguns historiadores acreditam que o instrumento foi inventado no Egito, ainda assim os escoceses se orgulham de sua versão original. Tocada tanto em tempos de guerra quanto em tempos de paz há pelo menos 500 anos, a gaita de fole representa uma forte tradição passada de pai para filho até os dias de hoje.
Homem tocando gaita de fole em frente ao Lago Ness, na Escócia
A gaita de fole é mais presente nas festividades das Terras Altas (Highlands), região montanhosa ao norte do país
O instrumento escocês inclui soprete, ponteira, roncos, fole e palhetas
Outro ícone do povo celta é o kilt, vestimenta tipicamente usada em ocasiões formais e eventos esportivos. Vale dizer que os rumores de que a saia era usada sem roupa de baixo são verdadeiros, prática que surgiu por um bom motivo! Os terrenos escoceses são repletos de pântanos, além disso o clima pode ser bastante gélido. Então, os guerreiros e caçadores de antigamente levantavam o kilt para atravessar áreas molhadas, evitando uma possível hipotermia.
O tradicional kilt escocês é feito de lã e tem estampa xadrez
Produções artesanais na Geórgia, o berço do vinho
Poucos sabem, mas o Cáucaso – região entre Europa e Ásia – foi pioneira no processo de vinificação. Estudiosos estimam que a prática surgiu na Geórgia há 8 mil anos! Atualmente, os georgianos acumulam conhecimento das técnicas mais modernas, ao mesmo tempo em que valorizam seu método ancestral para produzir vinho: os qvevri. Esses grandes vasos de barro são enterrados, guardando as uvas que serão fermentadas (contamos mais nesse post aqui).
O tempo de fermentação de vinho nos qvevri leva de 5 a 8 meses
Os qvevri costumam abrigar, em média, de 220 a 1200 litros
Khatchapuri é o prato nacional da Geórgia, geralmente acompanhado por uma taça de vinho
O vinho do dia a dia georgiano com vista para a capital, Tbilisi
Os 365 (ou incontáveis) queijos franceses
“Um país que produz quase 360 tipos de queijo não pode morrer”. É provável que essa frase emblemática seja de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns também gostam de brincar que existem 365 variações de queijo na França, um para cada dia do ano. Sem dúvida, isso só aumenta a nossa curiosidade para provar mais desses sabores!
Seja de produção nacional ou de outros países, queijo é item indispensável na mesa dos franceses
Nos mercados e feiras por toda França, é comum se encontrar uma grande variedade do laticínio
Apesar de o número variar de acordo com a interpretação, é certo dizer que existem centenas de diferentes laticínios produzidos em solo francês. De acordo com o guia da revista Profession Fromager, são ao menos 1600 variedades – isso sem contar as pasteurizadas. Brie, Camembert e Roquefort são alguns dos queijos franceses mais apreciados pelo mundo. E você, tem um preferido?
Queijos e vinhos, dois ícones da cozinha francesa que ganharam o mundo
Acompanham bem os queijos franceses: pães, frutas, mel e nozes
África do sul: verdadeira paixão pelos esportes
Povo conhecido por sua alegria contagiante, vestimentas coloridas e danças típicas, os sul-africanos compartilham algo comum a nós brasileiros: o amor pelo esporte. Alguns preferidos são atletismo, rugby, críquete e futebol, sobretudo após o país sediar a Copa do Mundo de 2010. Aliás, o rugby também teve um importante papel durante o regime do Apertheid e contribuiu para a unificação entre negros e brancos na África do Sul. Vale conhecer essa história a fundo com o filme Invictus (assista ao trailer).
Estádio na Cidade do Cabo, construído para a Copa do Mundo de 2010
O futebol faz sucesso entre os sul-africanos desde crianças
A África do Sul é uma das nações líderes mundiais no críquete
Em 1995, o país venceu a histórica final da Copa do Mundo de Rugby
Um mês inteiro de celebrações natalinas na Áustria
Aos entusiastas do Natal, a Áustria é um lugar muito especial! As festividades começam no país cerca de um mês antes, de acordo com o calendário do Advento – uma preparação espiritual e mental para a data tão importante ao Cristianismo. São quatro domingos em que os austríacos cultivam fé e esperança. No primeiro, acendem uma vela, no segundo, duas e assim sucessivamente até o último domingo antes do Natal.
Adventskranz (Coroa do Advento) é uma tábua sobre a qual são acendidas as velas da cerimônia
Nesse período, as famílias se reúnem para cantar músicas temáticas enquanto acontece a cerimônia da vela. Há árvores decoradas em todos os lugares e o cenário é aquele típico dos filmes que se passam no hemisfério norte. Ou seja, muita neve, luzes nas fachadas das casas e mercados repletos de itens natalinos, por exemplo guloseimas, presentes e enfeites.
Os mercados natalinos são bem movimentado na cidade de Salzburgo
Doces e guloseimas fazem parte das celebrações nessa data
Os globos de neve representam bem o clima de Natal europeu
Enfeites entalhados em madeira para o Natal austríaco
Esperamos que essa leitura tenha enriquecido ainda mais sua bagagem cultural!
Se você gostou de conhecer essas tradições ao redor do mundo, certamente irá gostar de:
O que faz você viajar? Às vezes, é exatamente a resposta para esta pergunta que define o próximo destino! Quando sentimos aquela vontade de sair do lugar comum, de conectar com novos conhecimentos em paisagens diferentes é porque está na hora de ir para longe.
Da Provence, uma das regiões mais charmosas e poéticas do planeta, vem a lavanda usada pela indústria de perfumaria europeia e pelas marcas mais icônicas do mercado. Em entrevista com o especialista em perfume Dênis Pagani, passeamos sem sair de casa pelo aroma marcante da lavanda.
Novidades e tradições do whisky, um dos mais nobres destilados. Puro ou misturado em drinks clássicos, a bebida é um encontro festivo do paladar com a arte. Vejam as tendências do mercado e novas ideias de como aproveitar o sabor de um bom whisky com o mixologista Alê D'Agostino.