TRADIÇÕES AO REDOR DO MUNDO: QUANTAS DELAS VOCÊ CONHECE?

28.01.2021 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Estar aberto a explorar o novo é um hábito que podemos adquirir bem antes de embarcar, por exemplo ao ler sobre curiosidades e tradições ao redor do mundo. Clima, história, crenças e gastronomia são alguns dos muitos fatores que, combinados, tornam cada cultura simplesmente única!

Elencamos cinco nações e contamos alguns de seus costumes mais marcantes. Quantos deles você conhece?

Gaita de fole e kilt: legados da Escócia

Símbolo nacional da Escócia, a gaita de fole tem uma origem controversa. Alguns historiadores acreditam que o instrumento foi inventado no Egito, ainda assim os escoceses se orgulham de sua versão original. Tocada tanto em tempos de guerra quanto em tempos de paz há pelo menos 500 anos, a gaita de fole representa uma forte tradição passada de pai para filho até os dias de hoje.

gaita de foles escocesa lago ness Homem tocando gaita de fole em frente ao Lago Ness, na Escócia

gaita de foles tradições ao redor do mundo A gaita de fole é mais presente nas festividades das Terras Altas (Highlands), região montanhosa ao norte do país

gaita de foles escocesa O instrumento escocês inclui soprete, ponteira, roncos, fole e palhetas

Outro ícone do povo celta é o kilt, vestimenta tipicamente usada em ocasiões formais e eventos esportivos. Vale dizer que os rumores de que a saia era usada sem roupa de baixo são verdadeiros, prática que surgiu por um bom motivo! Os terrenos escoceses são repletos de pântanos, além disso o clima pode ser bastante gélido. Então, os guerreiros e caçadores de antigamente levantavam o kilt para atravessar áreas molhadas, evitando uma possível hipotermia.

kilt tradições ao redor do mundo O tradicional kilt escocês é feito de lã e tem estampa xadrez

Produções artesanais na Geórgia, o berço do vinho

Poucos sabem, mas o Cáucaso – região entre Europa e Ásia – foi pioneira no processo de vinificação. Estudiosos estimam que a prática surgiu na Geórgia há 8 mil anos! Atualmente, os georgianos acumulam conhecimento das técnicas mais modernas, ao mesmo tempo em que valorizam seu método ancestral para produzir vinho: os qvevri. Esses grandes vasos de barro são enterrados, guardando as uvas que serão fermentadas (contamos mais nesse post aqui).

vinho cáucaso tradições ao redor do mundo O tempo de fermentação de vinho nos qvevri leva de 5 a 8 meses

qvevri vinho geórgia Os qvevri costumam abrigar, em média, de 220 a 1200 litros

khatchapuri culinária geórgia tradições ao redor do mundo Khatchapuri é o prato nacional da Geórgia, geralmente acompanhado por uma taça de vinho

vinho geórgia cáucaso O vinho do dia a dia georgiano com vista para a capital, Tbilisi

Os 365 (ou incontáveis) queijos franceses

“Um país que produz quase 360 tipos de queijo não pode morrer”. É provável que essa frase emblemática seja de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns também gostam de brincar que existem 365 variações de queijo na França, um para cada dia do ano. Sem dúvida, isso só aumenta a nossa curiosidade para provar mais desses sabores!

tradição queijo francês Seja de produção nacional ou de outros países, queijo é item indispensável na mesa dos franceses

mercado queijo França Nos mercados e feiras por toda França, é comum se encontrar uma grande variedade do laticínio

Apesar de o número variar de acordo com a interpretação, é certo dizer que existem centenas de diferentes laticínios produzidos em solo francês. De acordo com o guia da revista Profession Fromager, são ao menos 1600 variedades – isso sem contar as pasteurizadas. Brie, Camembert e Roquefort são alguns dos queijos franceses mais apreciados pelo mundo. E você, tem um preferido?

tradições ao redor do mundo Queijos e vinhos, dois ícones da cozinha francesa que ganharam o mundo

queijos franceses tradicionais Acompanham bem os queijos franceses: pães, frutas, mel e nozes

África do sul: verdadeira paixão pelos esportes

Povo conhecido por sua alegria contagiante, vestimentas coloridas e danças típicas, os sul-africanos compartilham algo comum a nós brasileiros: o amor pelo esporte. Alguns preferidos são atletismo, rugby, críquete e futebol, sobretudo após o país sediar a Copa do Mundo de 2010. Aliás, o rugby também teve um importante papel durante o regime do Apertheid e contribuiu para a unificação entre negros e brancos na África do Sul. Vale conhecer essa história a fundo com o filme Invictus (assista ao trailer).

estádio cidade do cabo áfrica do sul Estádio na Cidade do Cabo, construído para a Copa do Mundo de 2010

futebol áfrica do sul tradições ao redor do mundo O futebol faz sucesso entre os sul-africanos desde crianças

cricket esporte áfrica do sul A África do Sul é uma das nações líderes mundiais no críquete

rugby apartheid áfrica do sul Em 1995, o país venceu a histórica final da Copa do Mundo de Rugby

Um mês inteiro de celebrações natalinas na Áustria

Aos entusiastas do Natal, a Áustria é um lugar muito especial! As festividades começam no país cerca de um mês antes, de acordo com o calendário do Advento – uma preparação espiritual e mental para a data tão importante ao Cristianismo. São quatro domingos em que os austríacos cultivam fé e esperança. No primeiro, acendem uma vela, no segundo, duas e assim sucessivamente até o último domingo antes do Natal.

advento tradição áustria Adventskranz (Coroa do Advento) é uma tábua sobre a qual são acendidas as velas da cerimônia

Nesse período, as famílias se reúnem para cantar músicas temáticas enquanto acontece a cerimônia da vela. Há árvores decoradas em todos os lugares e o cenário é aquele típico dos filmes que se passam no hemisfério norte. Ou seja, muita neve, luzes nas fachadas das casas e mercados repletos de itens natalinos, por exemplo guloseimas, presentes e enfeites.

mercado natalino salzburg Os mercados natalinos são bem movimentado na cidade de Salzburgo

mercado natal áustria Doces e guloseimas fazem parte das celebrações nessa data

tradições ao redor do mundo Os globos de neve representam bem o clima de Natal europeu

natal tradições ao redor do mundo Enfeites entalhados em madeira para o Natal austríaco

 

Esperamos que essa leitura tenha enriquecido ainda mais sua bagagem cultural!

 

Se você gostou de conhecer essas tradições ao redor do mundo, certamente irá gostar de:

[Quiz] Teste seus conhecimentos gerais sobre países diversos

[Quiz] Teste seus conhecimentos sobre destinos nacionais que fazem sucesso na Donato

[Post] Filmes sobre viagem – o mundo pela sua tela

[E-book] Baixe nosso livro digital “Culinária ao redor do mundo”

[E-book] Baixe nosso livro digital “Histórias & dicas para quem ama vinhos”

 

Matérias relacionadas

ÁFRICA DO SUL: BELEZA, VINHO E ANCESTRALIDADE

O que faz você viajar? Às vezes, é exatamente a resposta para esta pergunta que define o próximo destino! Quando sentimos aquela vontade de sair do lugar comum, de conectar com novos conhecimentos em paisagens diferentes é porque está na hora de ir para longe.

A PROVENCE E SUA PAISAGEM OLFATIVA

Da Provence, uma das regiões mais charmosas e poéticas do planeta, vem a lavanda usada pela indústria de perfumaria europeia e pelas marcas mais icônicas do mercado. Em entrevista com o especialista em perfume Dênis Pagani, passeamos sem sair de casa pelo aroma marcante da lavanda.

O VELHO E O NOVO: SABORES DE UM BOM WHISKY

Novidades e tradições do whisky, um dos mais nobres destilados. Puro ou misturado em drinks clássicos, a bebida é um encontro festivo do paladar com a arte. Vejam as tendências do mercado e novas ideias de como aproveitar o sabor de um bom whisky com o mixologista Alê D'Agostino.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]