VIAGEM PÓS-QUARENTENA – COMO SE PREPARAR PARA O “NOVO NORMAL”

23.07.2020 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Enquanto vemos a rotina se retomar lentamente, surgem questionamentos sobre o futuro do turismo e como será nossa primeira viagem pós-quarentena. Existe uma grande expectativa por parte dos viajantes que anseiam desbravar o mundo, ao mesmo tempo em que prezam pela sua saúde. Por isso, a importância de estarem informados sobre os cuidados indispensáveis para esse novo momento.

Após anunciarmos que 100% dos nossos grupos internacionais foram transferidos com sucesso para o próximo ano, seguimos acompanhando as notícias juntamente aos nossos parceiros em cada destino. Conscientes de que a forma de viajar se transformou, reunimos aqui algumas práticas para garantir que a volta do turismo aconteça de forma gradual, tranquila e totalmente segura.

Aeroportos e aviões: segurança e higienização redobradas

Seja para voos curtos ou de maior duração, os cuidados que já acontecem nos aeroportos e aviões serão potencializados. O passageiro pode esperar uma série de práticas por parte das companhias, a fim de evitar o contato direto entre pessoas e objetos. Entre elas, o uso de máscara por todos os passageiros, além de luva e touca pela tripulação, e o check-in à distância. Outras medidas são aferir a temperatura dos viajantes antes do embarque e higienizar o interior dos aviões com maior frequência.

viagens pós-quarentena Uso de máscara e maior distanciamento nos aeroportos

check-in digital Check-in digital é uma boa prática

Já para o futuro, especialistas cogitam uma nova configuração dos aviões, como a inversão do assento do meio e divisórias transparentes entre eles. O uso da tecnologia também deverá ser mais frequente para auxiliar no check-in. É provável que os passageiros recebam mensagens de texto no celular indicando o melhor horário para embarque, já que aglomerações não são recomendadas. Essa é uma das medidas ressaltadas por John Holland-Kaye, CEO do aeroporto de Heathrow, em Londres.

Hotéis: distanciamento e cuidados individuais

Nossos refúgios para boas noites de descanso merecem atenção especial. A escolha do hotel deve levar em consideração o conforto, mas também o cumprimento das normas de sanitização. Logo que chegar, o viajante irá encontrar um lobby reconfigurado para ampliar a passagem. Também verá rigorosos protocolos de limpeza, incluindo períodos mais longos entre a desocupação do quarto e a chegada do próximo hóspede.

hotel após pandemia Lobby amplo para evitar aglomerações

higienização quartos hotéis Higienização intensificada nos quartos

Quanto ao check-in, a preferência é que seja feito online. Essa facilidade já acontece em alguns hotéis, por exemplo o Hilton, que oferece o programa Digital Key: um aplicativo que permite trancar e destrancar o quarto usando apenas o celular. A expectativa é que, em breve, outras redes adotem essa mesma tecnologia dos apps para garantir um serviço de quarto sem contato.

Por ora, as refeições são apresentadas à la carte, ao invés de buffet self-service. Álcool em gel é item indispensável nas instalações, assim como os escudos transparentes de proteção. Mas não pense que a estadia se resume a protocolos de segurança, afinal os hotéis estão se esforçando para manter a atmosfera acolhedora. Para isso, tratamento individualizado e hospitalidade serão cada vez mais valorizados.

hotel após pandemia Serviços à la carte substituem os buffets

amenity hotel Amenities e mimos valorizam a hospitalidade

Hospedagens exclusivas: entre amigos e familiares

Outra forte tendência para os próximos meses são as estadias em casas alugadas para pequenos grupos. Aos que desejam reunir família e amigos próximos em ambientes controlados, essa é uma boa opção. A princípio, os destinos com maior procura serão aqueles a poucos quilômetros de casa e de preferência cercados por natureza. Já que a ideia é estar afastado dos grandes centros urbanos, é crucial escolher casas de veraneio confortáveis e com toda infraestrutura necessária.

viagens em família

viagens em família Casas de veraneio são uma tendência para viagens em família

Cidades e passeios: trajetos calculados e anfitriões confiáveis

Sabemos que é grande a saudade de passear livremente pelas cidades, explorar suas ruelas e descobrir um charmoso café em algum canto inesperado. No entanto, o momento pede cautela na escolha da programação. É interessante ter um roteiro a ser seguido, conhecer previamente a qualidade dos restaurantes e estabelecimentos do itinerário. Com isso, o slow travel – estilo tranquilo de viajar – ganha mais adeptos, o que significa menos lugares visitados e maior aproveitamento de cada um deles.

Aos que já estão familiarizados com o jeito Donato de viajar, essa não é nenhuma novidade. Trajetos planejados, visitas pré-agendadas e traslados privativos são pré-requisitos toda vez que exploramos um novo destino. Por isso, somos criteriosos na escolha dos parceiros locais para termos certeza de que o bem-estar do viajante será prioridade.

viagem pós-quarentena

viagem pós-quarentena

viagem pós-quarentena Grupo da Donato ao Sul da Itália em abril de 2017

Afinal, quando voltaremos a viajar?

Sem dúvida, percebemos uma grande mobilização de destinos, companhia aéreas e hotéis comprometidos a promover a segurança dos visitantes. Ainda assim, a decisão de viajar é algo muito pessoal e que envolve o estado de saúde e as limitações de cada um. Ressaltamos que o viajante precisa estar confortável consigo mesmo e ter plena confiança nas pessoas envolvidas em cada processo da sua viagem.

Nossa dica a todos é que acompanhem as notícias com otimismo, busquem fontes de informações confiáveis, protejam-se e cuidem daqueles ao seu redor. Esperamos nos reencontrar em breve!

 

Outras leituras que podem ser do seu interesse:

Aromas do mundo – destinos marcantes para a família Donato

Bucket list: conheça, inspire-se e aprenda a criar a sua

Destinos dos sonhos para despertar o seu imaginário

 

Matérias relacionadas

A ARTE DE VIVER E A ARTESANIA DE VIAJAR

Viajar com a segurança de que tudo vai dar certo não tem preço! É isso que faz com que todo o caminho, desde a preparação da mala até a volta para casa, seja pleno de alegria e de tranquilidade. E é exatamente sobre isso que vamos conversar aqui, sobre como algumas escolhas impactam no valor de nossas viagens e por quê.

50 ANOS DE SONHOS E OS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!

Por trás de cada viagem memorável existe um sonho e muita história. Existe também uma vida inteira pautada pela vontade de conhecer os 4 cantos do mundo, sempre na companhia das pessoas mais especiais: familiares e amigos.

BOAS PRÁTICAS PARA VIAJAR EM GRUPO COM A DONATO

Para quem está em busca de uma nova forma de explorar o mundo com conforto e segurança, elencamos algumas dicas de convivência fundamentais. Buscamos as experiências mais positivas que nossos viajantes viveram nos últimos anos e o que elas têm em comum. Assim, surgiu um guia completo com boas práticas para viajar em grupo no estilo Donato!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]