Enquanto vemos a rotina se retomar lentamente, surgem questionamentos sobre o futuro do turismo e como será nossa primeira viagem pós-quarentena. Existe uma grande expectativa por parte dos viajantes que anseiam desbravar o mundo, ao mesmo tempo em que prezam pela sua saúde. Por isso, a importância de estarem informados sobre os cuidados indispensáveis para esse novo momento.
Após anunciarmos que 100% dos nossos grupos internacionais foram transferidos com sucesso, seguimos acompanhando as notícias juntamente aos nossos parceiros em cada destino. Conscientes de que a forma de viajar se transformou, reunimos aqui algumas práticas para garantir que a volta do turismo aconteça de forma gradual, tranquila e totalmente segura.
Aeroportos e aviões: segurança e higienização redobradas
Seja para voos curtos ou de maior duração, os cuidados que já acontecem nos aeroportos e aviões serão potencializados. O passageiro pode esperar uma série de práticas por parte das companhias, a fim de evitar o contato direto entre pessoas e objetos. Entre elas, o uso de máscara por todos os passageiros, além de luva e touca pela tripulação, e o check-in à distância. Outras medidas são aferir a temperatura dos viajantes antes do embarque e higienizar o interior dos aviões com maior frequência.
Uso de máscara e maior distanciamento nos aeroportos
Check-in digital é uma boa prática
Já para o futuro, especialistas cogitam uma nova configuração dos aviões, como a inversão do assento do meio e divisórias transparentes entre eles. O uso da tecnologia também deverá ser mais frequente para auxiliar no check-in. É provável que os passageiros recebam mensagens de texto no celular indicando o melhor horário para embarque, já que aglomerações não são recomendadas. Essa é uma das medidas ressaltadas por John Holland-Kaye, CEO do aeroporto de Heathrow, em Londres.
Hotéis: distanciamento e cuidados individuais
Nossos refúgios para boas noites de descanso merecem atenção especial. A escolha do hotel deve levar em consideração o conforto, mas também o cumprimento das normas de sanitização. Logo que chegar, o viajante irá encontrar um lobby reconfigurado para ampliar a passagem. Também verá rigorosos protocolos de limpeza, incluindo períodos mais longos entre a desocupação do quarto e a chegada do próximo hóspede.
Lobby amplo para evitar aglomerações
Higienização intensificada nos quartos
Quanto ao check-in, a preferência é que seja feito online. Essa facilidade já acontece em alguns hotéis, por exemplo o Hilton, que oferece o programa Digital Key: um aplicativo que permite trancar e destrancar o quarto usando apenas o celular. A expectativa é que, em breve, outras redes adotem essa mesma tecnologia dos apps para garantir um serviço de quarto sem contato.
Por ora, as refeições são apresentadas à la carte, ao invés de buffet self-service. Álcool em gel é item indispensável nas instalações, assim como os escudos transparentes de proteção. Mas não pense que a estadia se resume a protocolos de segurança, afinal os hotéis estão se esforçando para manter a atmosfera acolhedora. Para isso, tratamento individualizado e hospitalidade serão cada vez mais valorizados.
Serviços à la carte substituem os buffets
Amenities e mimos valorizam a hospitalidade
Hospedagens exclusivas: entre amigos e familiares
Outra forte tendência para os próximos meses são as estadias em casas alugadas para pequenos grupos. Aos que desejam reunir família e amigos próximos em ambientes controlados, essa é uma boa opção. A princípio, os destinos com maior procura serão aqueles a poucos quilômetros de casa e de preferência cercados por natureza. Já que a ideia é estar afastado dos grandes centros urbanos, é crucial escolher casas de veraneio confortáveis e com toda infraestrutura necessária.
Casas de veraneio são uma tendência para viagens em família
Cidades e passeios: trajetos calculados e anfitriões confiáveis
Sabemos que é grande a saudade de passear livremente pelas cidades, explorar suas ruelas e descobrir um charmoso café em algum canto inesperado. No entanto, o momento pede cautela na escolha da programação. É interessante ter um roteiro a ser seguido, conhecer previamente a qualidade dos restaurantes e estabelecimentos do itinerário. Com isso, o slow travel – estilo tranquilo de viajar – ganha mais adeptos, o que significa menos lugares visitados e maior aproveitamento de cada um deles.
Aos que já estão familiarizados com o jeito Donato de viajar, essa não é nenhuma novidade. Trajetos planejados, visitas pré-agendadas e traslados privativos são pré-requisitos toda vez que exploramos um novo destino. Por isso, somos criteriosos na escolha dos parceiros locais para termos certeza de que o bem-estar do viajante será prioridade.
Grupo da Donato ao Sul da Itália em abril de 2017
Sobre voltar a viajar
Sem dúvida, percebemos uma grande mobilização de destinos, companhias aéreas e hotéis comprometidos a promover a segurança dos visitantes. Ainda assim, a decisão de viajar é algo muito pessoal. Ressaltamos que o viajante precisa estar confortável consigo mesmo e ter plena confiança nas pessoas envolvidas em cada processo da sua viagem.
Nossa dica a todos é que acompanhem as notícias com otimismo, busquem fontes de informações confiáveis, protejam-se e cuidem daqueles ao seu redor. Esperamos nos reencontrar em breve!
Outras leituras que podem ser do seu interesse:
Aromas do mundo – destinos marcantes para a família Donato
Bucket list: conheça, inspire-se e aprenda a criar a sua
Destinos dos sonhos para despertar o seu imaginário