A SEMENTE FOI PLANTADA PARA UM 2019 MARAVILHOSO

19.12.2018 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Existe tempo de plantar e tempo de colher. Nos últimos meses, essa frase ganhou um lugar especial na Donato para nos guiar a um 2019 repleto de boas energias, algo que também se estende aos nossos parceiros de caminhada. Esse sentimento ganha força a partir do momento em que reconhecemos nossos desejos para o futuro e tomamos atitudes para chegar lá. Assim, começamos uma reflexão para levar no coração nesse fim de ano.

A Donato Viagens nasceu de forma natural e instintiva, dos laços de carinho e amizade criados pelos fundadores da agência, e se intensificou ao longo dos anos com uma crescente lista de viajantes. Muito do que aprendemos nos últimos 20 anos tem o toque de quem se aventurou com a gente, isso foi fundamental para trazer profissionalismo a uma empresa que tem como base um propósito modesto: viajar entre amigos.

Em um ano pautado por ganhos e perdas, decidimos traçar um caminho voltado ao otimismo e gostaríamos de compartilhá-lo com a vocês. São dicas e pensamentos simples, mas muito positivos para nossos viajantes e, particularmente, nos inspiram!

A alegria para seguir em frente

Com Marly Vidal* aprendemos a ser fortes e esperançosos independente das circunstâncias. “Eu tenho uma alegria que não me deixa mesmo nos momentos mais trágicos da minha vida. Não é fácil, mas a gente tem que alimentar a chama da vida! Como alimentar essa chama? Eu gosto de mim, já cheguei a essa conclusão, e também gosto de muitas coisas como ir ao cinema, trabalhar, conversar, viajar, ler. Eu arranjei uma forma de viver assim”, ela nos contou. O amor próprio é poderoso, então por que não começar por aí?

Os queridos Judith Rebouças e Antônio Carlos Cunha* reforçam esse otimismo: “É melhor ser alegre que ser triste, o tempo vai passar do mesmo jeito e a gente não pode perder nenhum minuto. A felicidade é um estado interior, um comportamento e também um costume. Todos os dias temos a chance de florescer esse potencial dentro da gente”. E nós só podemos concordar, afinal, acreditar que o melhor ainda está por vir pode ser a chave para encarar o futuro com toda essa positividade!

Ao investir em uma paixão a vida ganhar cor

Se até aqui você está pensando “falar é fácil”, agora trazemos o caminho das pedras para colocar tudo isso em prática. Para Francy Patrício*, a amizade é o bem mais precioso, especialmente na maturidade: “Tenho sempre companhia e minha vida é cheia de compromissos. Nessa fase da vida é muito importante ter amigos. Vamos ao cinema, teatro, tomamos chope. A amizade é um tesouro, e com o passar do tempo ela também vai amadurecendo, mas temos que cultivar”. E você, já mandou uma mensagem para algum amigo essa semana? Para marcar um café ou jogar conversa fora, que maravilha é poder ocupar o tempo com aqueles que nos querem bem!

Estar com a família é mais uma garantia de dias sempre alegres. Após décadas de casamento e cuidados com os filhos, hoje José Ernesto e Neusa Lourenço* dão prioridade a tudo que os motiva, como gastronomia, arte e música. Mas eles ainda investem nos interesses das próximas gerações. “Com os netos, a vida ganha um novo encanto. Fomos aos museus de Paris com uma neta de 9 anos que adora pintar e se interessa por arte. Seu sonho desde pequena era conhecer Paris. Acho que estamos conseguindo contagiá-los com essa vontade de conhecer o mundo”, contaram com entusiamo.

Assumir um lugar de liberdade absoluta no mundo é o que inspira o casal Carla Rocha e João Anselmo*. Eles têm uma grande diferença de idade, mas isso nunca os privou de realizarem suas vontades. Seus pensamentos nos motivam a refletir: “Quando assumimos a nossa relação, independente do julgamento de outras pessoas, tudo ficou mais leve e fácil. Então, resolvemos fazer tudo o que tínhamos vontade. Conhecer o mundo juntos estava nos nossos planos”. É com essa paixão em comum que enriquecem seu repertório, ampliam conhecimentos e aproveitam a companhia um do outro com toda leveza que a vida merece!

Lembre de você, das suas aptidões e de seus interesses próprios. Neide Marcondes* é prova de que se dedicar a hobbies trará uma fonte inesgotável de inspiração e de vitalidade! “Prepare uma vida com recursos para desfrutar do tempo quando ele estiver mais a seu favor. É muito importante ter uma vida interessante”, ela deu a dica. Investir em um passatempo prazeroso, qualquer que seja, também é uma ótima forma de criar afinidade com outras pessoas que compartilham do mesmo interesse.

Se aventurar para se encontrar 

Se você ficou motivado a ousar mais, temos boas notícias: não existe idade para fazer algo fora do comum! Nas palavras de Helena Dória*: “É preciso ir além do medo que podemos ter de uma experiência nova. É possível arriscar para conhecer mais da vida. É sobre as conquistas que só acontecem vencendo o desconhecido. É tão gostoso quando você faz uma coisa diferente, se arriscando um pouco, indo além da zona de conforto”.

José Gilberto Macedo* traz uma infinidade de ideias para atividades. “Meu sogro aos 66 anos maldizia a velhice. Hoje, eu com 77, não consigo maldizer essa fase da vida. Ontem eu fiz uma hora de pilates e de alongamento, peguei o carro e fui jogar golfe. Se eu reclamar eu peco, mas é claro que isso depende da pessoa, do seu ritmo e também da genética”. E nem é preciso ter a mesma disposição que ele, uma simples caminhada no parque já é uma boa ideia. Escolha uma atividade que tenha vontade de fazer, se quiser, chame um amigo. Há uma boa chance de você descobrir algo motivador!

Tempo de desacelerar e cuidar de si mesmo (a)

Uma vida inteira de trabalho traz conforto e estabilidade, mas chega uma época em que percebemos que dinheiro não é tudo. Nada é mais importante do que cuidar de si, da saúde e bem-estar. Augusto Naddeo* endossa: “Antes eu era escravo do tempo. Hoje, sou dono dele. Agora, me proponho a fazer tudo aquilo que eu não pude enquanto trabalhava demais. Estou aproveitando cada minuto da minha vida com os meus amigos, voltei a estudar piano e a me dedicar às viagens”.

Parece óbvio, e realmente é unânime o sentimento nessa fase da vida. Antônio Gomes* concorda que agora as prioridades mudaram: “O corpo não é mais o mesmo e a gente fica mais atento, mas ao mesmo tempo isso é um incentivo até para aproveitar mais a vida. Antes, eu me preocupava com o trabalho, com a carreira e hoje essas preocupações não existem mais. Agora, quero ficar com meus netos, meus amigos, ler, viajar.” Faça o que realmente importa para a sua felicidade!

Marianina Galante* encontrou, por acaso, formas de viver a maturidade com plenitude e os cuidados que o corpo merece. Para ela, caminhadas, ioga e meditação trazem a paz e a tranquilidade que todos buscamos. “A meditação tem um resultado surpreendente, é uma forma maravilhosa de se conhecer, se centrar, saber controlar as emoções, de expandir a consciência e ir melhorando em todos os aspectos. Adotei um esquema de meditação em casa que tem me ajudado até mesmo para não me irritar com alguém no trânsito. É incrível!”. Existem cursos para se aprofundar no assunto, e ela garante que os efeitos para o corpo e a mente são maravilhosos.

Esperamos que essa reflexão tenha plantado as sementes da felicidade e da motivação, que muitas vezes ficam escondidas dentro de cada um. Isso só foi possível com essa reunião admirável de viajantes que, por sua vez, nos inspira constantemente a olhar o futuro com animação. Da nossa parte, continuaremos a criar projetos que possam estimular o contato com novas culturas, pessoas e criar momentos inesquecíveis. Afinal, o que seria de todos nós sem as experiências que vivemos em nosso tempo pelo mundo?

* Esse post foi inspirado pela série MEU TEMPO NO MUNDO, nosso projeto de entrevistas com viajantes da Donato. É possível ler todas as matérias, na íntegra, clicando nos nomes dos personagens (em negrito) citados no texto.

 

Matérias relacionadas

UM BRINDE A TUDO O QUE PASSOU E AINDA VIRÁ!

"No meio do inverno aprendi por fim que há em mim um verão invencível", a frase da escritora Isabel Allende pareceu perfeita para começarmos uma reflexão sobre o fim do ano. Estamos chegando naquele momento que é fim, mas também início e parte de um ciclo que está sempre em renovação.

50 TONS DE VITALIDADE

Mais do que tendência de mercado, mais do que estar na moda, a maturidade, hoje, anda muito mais ativa e inspiradora! Os valores da longevidade e da experiência ganham espaço na mídia e instauram um novo olhar sobre a vida e o estilo de quem já não é mais jovem, mas sabe aproveitar a vida!

UM HORIZONTE AZUL PARA O FUTURO

Cada um ao seu modo tem um jeito de celebrar o fim de um ciclo e o recomeço que o Réveillon representa e por isso uma viagem em grupo pela Riviera Maya é uma aposta que revigora ânimos e esperanças!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]